JC Criança

O maior cachorro do mundo


| Tempo de leitura: 3 min

O Guinness Book (Livro dos Recordes) é ideal para encontrar curiosidades sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre cães! Confira a seguir algumas informações sobre o melhor amigo do homem.

Maior - Segundo o livro, o maior cão do mundo, por exemplo, é o mastiff inglês Zorba, que em 1989 pesava 155,6 kg, tinha 93,9 cm de altura e 2,5 m do nariz à pontinha da cauda. O “gigante gentil”, como são chamados os cães dessa raça, foi o último campeão a ganhar o título. O Guinness Book decidiu não aceitar mais esse tipo de recorde, pois algumas pessoas estavam alimentando seus “cãezinhos” exageradamente com o intuito de entrar para o livro.

Menor - O chihuahua, a menor raça de cachorro, pesa de 400 gramas a 2,5 quilos.

Pesado - O cão mais pesado é o são-bernardo, com cerca de 125 quilos. Orelhas - Jack, um basset hound que mora na cidade de Fulda (Alemanha), entrou em 9 de setembro de 2004 para o Guinness como o cachorro com as orelhas mais longas do mundo: elas mediam 33,2 centímetros.

Mordidas - As raças de cachorro fila brasileiro, mastim inglês, rottweiler e pitbull não as que têm as mordidas mais fortes. A mordida desses três cachorros é entre 8 e 10 vezes mais forte que a do homem. A mordida do pitbull tem uma pressão de 1,5 tonelada e a do rotweiler, de 1,2 tonelada.

Velocidade - O cachorro mais rápido que existe é o greyhound, que atinge velocidade de 67 quilômetros por hora.

Visão - Não se pode determinar exatamente quanto um cachorro enxerga, mas acredita-se que esses animais vejam mal à distância e não consigam distinguir cores como as pessoas. As cores amarela, azul e cinza são percebidas mais facilmente.

Audição - Os cães têm uma audição tão boa que conseguem ouvir em ultrasom (freqüências acima de 20 mil Hz). Os comandos de voz podem ser detectados a 8 metros de distância, na surpreendente velocidade de 6 centésimos de segundo! Nem mesmo os menores barulhos podem escapar do seu ouvido aguçado: cães treinados podem achar cupins pelo som que estes emitem.

Faro - Outro sentido apurado dos cachorros é o faro. Capazes de localizar produtos químicos, cadáveres, pessoas desaparecidas e vítimas em desabamentos ou soterramentos, os cães da raça bloodhound possuem o melhor olfato canino.

Akita - Os cães da raça akita já foram usados como lutadores, caçadores de servos, transportadores de trenó e cães de guarda. No Japão, há um costume de se enviar pequenas estátuas de akita aos doentes para que eles se recuperem logo. Estatuetas enviadas aos pais de bebês recémnascidos simbolizam saúde.

Antigo - O chow chow tem a estrutura parecida com o do mais antigo fóssil de cão entrado até hoje, que data de milhões de anos atrás. Esse cachorros já serviram como vigias, alimento (isso mesmo, sua carne era alimento de pessoas) e comercializavam sua pele.

Ossos - A mania dos cães de enterrar os ossos foi herdada de seus ancestrais, os lobos. Por uma questão de sobrevivência, os lobos enterravam o que sobrava das presas abatidas.

Dálmatas - Os dálmatas têm esse nome em homenagem à região de origem da raça, a Dalmácia, que cobre a parte sul do litoral da Croácia. As ilhas dessa região são chamadas de Ilhas Dálmatas. Os rottweilers também têm esse nome em homenagem ao seu local de origem, que é a cidade de Rottweil, na Alemanha.

Recompensa - Pesquisadores austríacos descobriram que um cão pára de obedecer a uma ordem quando percebe que outro cão está recebendo uma recompensa maior por executar o mesmo comando. A habilidade, chamada de “aversão à desigualdade”, só tinha sido percebida em seres humanos e primatas.

Fonte: www.guiadoscuriosos.com.br

Comentários

Comentários