A CORRIDA PELO TÍTULO ESTADUAL
Entre os quatro grandes clubes paulistas – Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos –, o Alvinegro do Parque São Jorge é o que está mais tempo na fila, pois seu último título estadual foi conquistado em 2003. Mas o Corinthians pode quebrar o jejum de seis anos nesta decisão contra o Santos, que começa hoje à tarde, na Vila Belmiro. O Alvinegro praiano, por sua vez, sagrou-se campeão duas vezes na atual década, em 2006 e 2007. Agora, uma decisão parecida com a do Brasileiro de 2002, quando o Santos se classificou para a fase decisiva aos trancos e barrancos. A exemplo deste ano, quando ficou em quarto lugar na última rodada da primeira fase, graças ao tropeço da Portuguesa. Em 2002, o Peixe tinha muitos garotos como Robinho, Diego e Elano. Agora tem Neymar, Paulo Henrique e Madson. Apesar da velha máxima de que clássico é clássico, além do fato de o Santos não ser finalista por acaso, acho que a conquista do caneco está mais para o Timão. Tudo pode acontecer nos dois jogos dessas finais, mas enquanto o Santos sofreu um abalo com a eliminação da Copa do Brasil, seu rival está muito motivado com Ronaldo Fenômeno, e é o único time invicto até aqui no Campeonato Paulista de 2008. O Peixe tem uma defesa que não inspira confiança, e conta com alguns operários da bola. O experiente Fábio Costa, vira e mexe, comete maluquices. Neymar é bom, mas falta a explosão, porque ainda é uma promessa. Sobram Madson e Kléber Pereira como bons de verdade, enquanto o Corinthians leva vantagem no plano individual. Mas jogando em sua arena, com determinação, o time de Vágner Mancini tem todas as chances de se dar bem. Ainda porque não é nenhum timinho. Tomara que eu esteja enganado, mas reafirmo: o time de Mano Menezes tem mais pinta de campeão. Não me refiro ao clássico de hoje, e sim, ao título.
NO MARACANÃ
Botafogo e Flamengo fazem esta tarde, provavelmente com o Maracanã lotado, o primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca. O Alvinegro de General Severiano ganhou a Taça Guanabara, o primeiro turno, enquanto o Rubro-Negro da Gávea levou a Taça Rio, o segundo turno. É a terceira vez que os velhos rivais decidem o título estadual, conquistado pelo Flamengo em 2007 e 2008. Não há favorito, mas o Flamengo tem um time melhor armado, contando com jogadores de qualidade como os laterais Leonardo Moura e Juan, zagueiro Fábio Luciano e os meio-campistas Kleberson, Íbson e Zé Roberto.
PATROCÍNIO
O Corinthians estampa no seu calção e na parte de trás da camisa, a marca do Banco Panamericano, braço do Grupo Sílvio Santos. O contrato vale inicialmente para a final do Paulistão, mas pode ser estendido para o restante do ano. A idéia do patrocínio nos dois jogos contra o Santos atraiu as empresas, e o Timão fechou com a Bozzano, líder de mercado no segmento de produtos para o barbear.
COPINHA
A Federação não convidou somente o Noroeste para a Copa Paulista, e sim, outros três clubes rebaixados. A participação do Norusca ainda não foi definida pela diretoria. O prazo termina amanhã e torço para que a resposta seja positiva, porque seria bom o Noroeste participar dessa competição, no momento, mais importante para o clube do que o Campeonato Estadual de Juniores. Além da equipe não ficar inativa no segundo semestre, a copinha serve como laboratório para a Série A2. E mais: o campeão tem vaga na Copa do Brasil do próximo ano.
ACESSO
Três jogos hoje movimentam o campeonato da Série A2, a briga pelas quatro vagas na elite em 2010. Flamengo de Guarulhos e Rio Claro enfrentam-se na Grande São Paulo. Também às 11h, Sertãozinho encara o União São João, no campo do Touro dos Canaviais. Ás 18h30, acontece o jogo de maior apelo da primeira rodada da fase decisiva, reunindo São José e Rio Branco, no Vale do Paraíba.
VOANDO BAIXO
Para mim, não foi nenhuma surpresa a pole obtida pelo italiano Jarno Trulli, para o Grande Prêmio do Bahrein, a partir das 9h deste domingo. Já era, aquela fase que só dava Ferrari, McLaren e outras famosas escuderias. Ninguém levava fé na Brawn, mas a nova equipe de Fórmula 1 vai muito bem esse ano - Jenson Button é o líder do Mundial, e Rubens Barrichello, o vice-líder. Ao lado de Trulli, na primeira fila, larga seu companheiro de Toyota, Timo Glock. O também alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, é o terceiro. Em sexto lugar, Rubinho é o melhor do grid de largada entre os brasileiros, pois Felipe Massa (Ferrari) ficou em oitavo e Nelsinho Piquet (Renault) em décimo-quinto.
CURIOSIDADE
Em julho de 1994, o colombiano Andrés Escobar foi assassinado a tiros durante uma discussão em um bar de Medellin. O zagueiro foi considerado culpado pela derrota da Colômbia (2 a 1) para os EUA no Copa.
MEMÓRIA
Decisão do Campeonato Brasileiro de 1985: o Coritiba sagrou-se campeão, ao vencer o Bangu por 6 a 5, nos pênaltis, após empates de 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. Árbitro: Romualdo Arpi Filho. Cem mil pessoas viram a final no Maracanã. Bangu: Gilmar; Márcio, Jair, Oliveira e Baby; Israel, Lulinha (Gílson) e Mário; Marinho, Cláudio Adão (Pingo) e Ado. Técnico: Moisés. Coritiba: Rafael; André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir (Vavá), Marildo (Marco Aurélio) e Tóbi; Lela, Índio e Edson. Técnico: Ênio Andrade.
AQUELE ABRAÇO
Aquele abraço amigo Edmur – engenheiro, tucano e torcedor do Nacional. Gente fina.