Articulistas

104 anos de José Ranieri e 74 do Liceu

José Augusto Vieira Ranieri
| Tempo de leitura: 3 min

“31 de agosto”, data marcante e que nos obriga a muita reflexão. Num momento de meditação, elevamos nossos olhos aos céus e agradecemos a Deus por nos ter concedido o inaudito privilégio de podermos participar desta missão de educador que nos foi legada pelo nosso saudoso pai. O Liceu Noroeste, entidade genuinamente bauruense, completa hoje 74 anos de existência, tendo educado ao longo desse tempo milhares de bauruenses e brasileiros de outras cidades e estados. Voltando ao passado, gostaríamos de prestar uma justa e histórica homenagem a este bauruense visionário, que ainda jovem, com apenas 30 anos de idade, resolveu enfrentar um grande desafio fundando um estabelecimento de ensino. Tempos difíceis, o estudo não era tido como investimento, mas sim como perda de preciosas horas de trabalho.

Permite que vos fale de um ideal e do seu idealista de saudosa memória, de um homem que por amor à cultura e à educação fundou um templo culto-educacional, uma das tradições da vida escolar bauruense e que nos esforçamos diuturnamente para continuarmos a enobrecê-lo mesmo estando ele ausente de nosso convívio. A morte teve apenas um sentido material, pois em todas as salas de aula, laboratórios, diretoria, secretaria e outras dependências de sua obra se avulta seu espírito pioneiro de lutador emérito. Todo o calor de seu entusiasmo fez de José Ranieri um símbolo do poder na iniciativa e reverenciá-lo nesta data é questão de justiça. Sem este exemplo de trabalho e dedicação não teríamos o Liceu Noroeste. É imprescindível ressaltar na história do Liceu os nomes de Alice Vieira Ranieri, nossa mãe, companheira e professora exemplar que faleceu prematuramente em 1954, e da querida tia Rosa, que muito contribuíram para que José Ranieri transformasse sua idéia em realidade. Também não poderemos nos esquecer do grande número de professores, funcionários e colaboradores que muito o ajudaram. O Liceu foi fundado em prédio residencial de propriedade de nosso tio avô André Calijuri, no mesmo local de hoje.

Satisfazendo as exigências do ensino, o Liceu Noroeste foi registrado a 29 de maio de 1935 na Diretoria Geral do Ensino de São Paulo, sob o nº. 66. A semente lançada por José Ranieri germinou ao ponto de em 1998 iniciarmos a instalação das Faculdades Integradas de Bauru – FIB, que acaba de receber o prêmio de “Destaque do Ano” no setor de serviço pela Associação Comercial e Industrial de Bauru. José Ranieri também militou na política bauruense, tendo sido eleito vereador por mais de uma legislatura, presidente da Câmara de Vereadores e vice-prefeito. Assumiu a prefeitura por um curto período tendo realizado inúmeras obras, como a construção da atual rodovia Bauru-Piratininga em tempo recorde. Nascido em Bauru em 1905, na rua Batista de Carvalho, nº. 7-25, local onde nasceram também os outros sete irmãos, filhos de Contardo e Clara Ranieri. Foi exemplo de trabalho e dedicação, sendo paradigma para seus filhos e netos. Parabéns e obrigado, meu pai. Antes presente e hoje fisicamente ausente o senhor continua norteando nossos passos e nos enchendo de orgulho por sermos filhos de José Ranieri.

José Augusto Vieira Ranieri - Dudu

Comentários

Comentários