Em pleno período de recuperação da crise econômica internacional, a Tilibra, fabricante líder no Brasil de cadernos, materiais escolares e para escritório, pertencente à Divisão de Materiais de Escritório e Produtos ao Consumidor do grupo norte-americano MeadWestvaco (MVW) Corporation, comprou a Grafon’s Company Gráfica, localizada em Barueri, na Grande São Paulo. Trata-se de uma fábrica de cartões de expressão social, papéis para presentes e cadernos de alta qualidade. O valor do negócio não foi divulgado.
A Grafon’s era uma empresa familiar, que opera no mercado brasileiro de material de papelaria há mais de uma década, com posição de liderança em cartões de expressão social. Com mais de 380 funcionários diretos e indiretos, a fábrica e unidade distribuidora da empresa ficam em Barueri. A empresa exporta para países da Europa, América do Sul, Central e América do Norte desde 2000.
“Estamos muito felizes pela Grafon’s tornar-se parte da MWV,” disse Rubens Passos, presidente da Tilibra através da assessoria de imprensa. “Essa aquisição acrescenta marca forte e produtos atestados pelo mercado, que complementarão os negócios da Tilibra e possibilitarão a expansão de ofertas a nossos clientes”, completa.
Questionado se há projeto de adquirir outras fábricas, ele informou, através da assessoria, que o Grupo MVW sempre está atento a oportunidades que possam adicionar valores aos clientes e à empresa.
Mantendo o nome, a Grafon’s dará continuidade às suas operações e ao desenvolvimento de sua linha de produtos, sob a liderança de Luiz Magalhães e sua equipe atual. “A combinação da Grafon’s e Tilibra permitirá o fortalecimento das marcas, que já são superiores no mercado brasileiro,” disse Luiz Magalhães, diretor-superintendente da Grafon’s.
O carro-chefe da Grafon’s são os cartões de expressão social que se destacam pela diversidade de modelos - há para datas especiais como Páscoa, Dia das Mães, Namorados, Pais e Natal, e para todas as ocasiões -, também pela criatividade das mensagens, qualidade de impressão e acabamento, além de novos conceitos como por exemplo, o hand made, cartões com um toque artesanal.
Os personagens licenciados pela Grafon’s estão nas linhas de cartões direcionados aos adolescentes. Para os adultos há coleções mais clássicas como Everyday, Magic Moments e Magic Spring.
Além de marca líder e maior fabricante de cadernos do País, a Tilibra também atua no mercado de material escolar, agendas, linha para casa e escritório que estão presentes em estabelecimentos como papelarias, livrarias e outros estabelecimentos comerciais.
____________________
81 anos de história
A Tilibra, que tem sede em Bauru e conta com aproximadamente 800 funcionários, é fabricante líder no Brasil de materiais escolares e de escritório para atacadistas e estabelecimentos comerciais. A empresa foi fundada em 1928 por João Batista Martins Coube, que vendeu a própria casa para investir no empreendimento. Foi assim que ele abriu a Typografia Brasil num ponto comercial da rua Batista de Carvalho.
Em pouco tempo, o imóvel ficou pequeno para a empresa, que passou a vender brinquedos, tintas e artigos para escritório e engenharia. Então, a empresa foi transferida para um prédio de quadro andares entre a Batista de Carvalho e avenida Rodrigues Alves, onde permaneceu até 1962, quando o local ficou pequeno novamente e a gráfica foi transferida para o prédio da Vila Cardia.
Em 2004, a Tilibra passou ao controle acionário do grupo norte-americano Meadwestvaco. Líder global em produção e soluções de embalagens, a MWV atua também no mercado de produtos ao consumidor, materiais de escritório e produtos químicos especiais. Com sede em Glen Allen, Virgínia, (Estados Unidos), a MVW opera em 30 países e atende consumidores em mais de 100 nações.