Para quem gosta de animais, praticar um esporte com cavalos é diversão na certa. Mas, além de ser divertido e proporcionar muitas histórias para contar para os amigos, o hipismo é uma modalidade cheia de vantagens para os pequenos cavaleiros e amazonas.
“Já no início das aulas, a criança melhora sua postura”, diz a professora Nanci de Moraes Lima, da escolinha de equitação da Sociedade Hípica de Bauru (SHB). A disciplina é outro fator relevante na escolha do esporte. Como em qualquer outra modalidade, o hipismo também exige atenção.
“Eu tenho uma boas histórias sobre o quanto o hipismo ajuda a tranqüilizar a garotada arteira. Certa vez uma mãe me disse que já tinha levado o filho em psicólogos, mas foi com as aulas e com o contato com o cavalo que ele ficou mais obediente e calmo”, conta.
A criança que monta fica mais obediente porque tem de seguir regras para que tudo saia direitinho e ela seja uma boa amazona ou cavaleiro. Por exemplo, é ruim gritar perto dos cavalos porque eles têm ouvido sensível e podem correr e é preciso ter atenção com as rédeas, que não podem ficar soltas. “Enfim, são uma série de coisas que o atleta iniciante precisa aprender”, completa Nanci.
Isabella Sola, 12 anos, já sente os benefícios do esporte que escolheu mesmo praticando-o há poucas semanas. “Fico mais calma e relaxada quando estou perto do cavalo. Eles são mansos e gostam de carinho”, afirma.
____________________
Escolinha
O uniforme obrigatório para praticar hipismo é composto por botas próprias para montaria, culote (que é um tipo de calça apertada abaixo do joelho e usada para montar cavalos), um tipo de capacete chamado quepe, luvas, chicote e camiseta.
Já para ser aluno da escolinha da Sociedade Hípica de Bauru (SHB), a criança precisa ter a partir de 6 anos de idade. São duas aulas de 40 minutos por semana e o uniforme completo pode custar até R$ 500,00.
“Mas dura bastante e, no início, não exigimos todas as peças. A mensalidade é uma das mais baratas da região, R$140,00, e a criança não precisa ter seu próprio cavalo porque a Hípica disponibiliza os animais e os equipamentos necessários”, garante Nanci de Moraes Lima, professora de equitação.
Para saber mais sobre as aulas, basta ligar na secretaria da SHB, pelo telefone (14) 3236-1255 ou 9664-8602 e falar com Tainá.
____________________
Conjunto
No hipismo, o contato com o animal também é ótimo para crianças porque ajuda a acalmá-las e a vencer os medos. Ao contrário de outros esportes, o hipismo envolve um outro ser vivo e o praticante cria uma relação de carinho e até de amizade com seu bicho.
Juntos, formam o conjunto cavaleiro/cavalo, o que é bastante favorável para o crescimento e desenvolvimento infantis. “Por isso, é extremamente importante que a criança goste de cavalos para se dar bem e evoluir no esporte. Não adianta procurar as aulas apenas porque os pais querem ou os amigos praticam”, aconselha a professora Nanci de Moraes Lima.