Jaú – A partir de hoje, o município de Jaú (47 quilômetros de Bauru) passa a contar com o espaço para a futura instalação do Centro de Convenções de Jahu “Sebastião Camargo”, voltado à exibição de shows, espetáculos, feiras e atividades culturais, turísticas, educacionais, empresariais e esportivas. O imóvel, que pertencia ao Grupo Camargo Corrêa, foi doado ao município em março e irá abrigar ainda uma unidade da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), com estação de pesquisas na área de bioenergia.
O evento vai contar com presença do prefeito da cidade, Osvaldo Franceschi Junior (PV), do deputado federal José Paulo Tóffano (PV), da presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural, Caroline de Toledo Franceschi, e de representantes do Executivo e Legislativo.
Tóffano iniciou os contatos com a família Camargo Corrêa há cerca de três anos para viabilizar a doação da área ao município com objetivo de instalar uma unidade da USP no local.
Segundo a prefeitura, o prédio onde vai funcionar o futuro pavilhão de exposições foi fundado pelo empresário Sebastião Camargo, que dará nome ao futuro centro de convenções, em 1948, com o objetivo de abrigar a antiga tecelagem Companhia Jauense Industrial e gerar emprego aos moradores da cidade.
A Companhia Jauense funcionou no local por 57 anos e foi considerada grande produtora de tecidos e modelo de tecnologia. Em maio de 2005, a empresa foi desativada. No último dia 23 de março, a prefeitura recebeu a doação de parte do prédio para instalação de curso de extensão da Esalq e do Centro de Convenções.
Segundo a assessoria de imprensa da Associação Jauense do Turismo (Jahtur) e do Jaú Trend Show, realizado no pavilhão de exposições da Companhia Jauense, o novo espaço trará benefícios não apenas ao município, mas a toda região, na medida em que poderá abrigar eventos de médio e grande porte das mais variadas áreas.
O imóvel possui 12 mil metros quadrados de área construída, um dos maiores espaços na região, e diversas salas que poderão ser utilizadas como auditório, além de quatro banheiros masculinos e femininos.
O prédio também conta com escadas de acesso na frente e no fundo do imóvel, saídas de emergência e saídas de carga e descarga de materiais, além de rampas para entrada e saída e elevador interno, que vão facilitar a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência física.
A solenidade de posse das instalações da Companhia Jauense está marcada para 19h30, na avenida Frederico Ozanan, nº 1500.