Bairros

Médico anestesista Arnaldo Sant’Anna morre aos 78 anos

Da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Faleceu ontem em Bauru, aos 78 anos, o médico anestesista Arnaldo Themístocles de Sant’Anna, ou doutor Sant’Anna, como era mais conhecido. Ele faleceu no Hospital da Unimed, onde estava internado há cerca de um mês. O filho dele, Arnaldo Sant’Anna, diz que o pai lutava, há cerca de três anos, contra vários problemas de saúde, inclusive diabetes e câncer de próstata.

“Ele, sem dúvida, foi um batalhador durante toda a sua vida”, disse, ao destacar o trabalho que o doutor Sant’Anna realizou na cidade durante sua trajetória profissional.

Médico anestesista dos mais respeitados na cidade e região, doutor Sant’Anna fez graduação e pós-graduação na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em Salvador, em 1960. Era médico anestesista da Associação Hospitalar de Bauru (AHB), lotado na Maternidade Santa Isabel, e desde 1974 trabalhava pneumologista do Instituto de Pneumologia de Bauru.

“Quem conheceu o doutor Sant’Anna sabe que ele fazia da profissão um sacerdócio. Tanto que, como médico, prestou atendimento voluntário durante muitos anos aos pacientes da Vila Vicentina”, afirma o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru (gestão 2008/2009) Ademir Elias.

Elias lembra que por anos a fio doutor Sant’Anna foi o único médico negro de Bauru e região. “E por conta disso, enfrentou problemas com o preconceito e discriminação”, afirma. Ele lembra que o médico chegou a ter sua casa pichada com frases difamatórias.

“Mas nem por isso ele deixou-se abater. Doutor Sant’Anna sempre discutiu e debateu essas questões em alto nível e lutou incessantemente pela justiça social”, emenda Elias.

Com muitos méritos, doutor Sant’Anna foi um dos primeiros negros da cidade a receber o “Prêmio Zumbi dos Palmares”, idealizado pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru na gestão do então presidente Roque José Ferreira, e instituído pela Câmara Municipal.

O corpo de Arnaldo Themístocles de Sant’Anna está sendo velado no Salão Nobre do Centro Velatório Terra Branca, na quadra 5 da rua Gérson França. Ele será sepultado às 9h de hoje, no Cemitério Jardim do Ypê. Doutor Sant’Anna deixa a esposa Rute Moreira de Freitas Sant’Anna e os filhos Arnaldo, Gustavo José, Carlos Augusto e Patrícia Helena.

Comentários

Comentários