Sem dúvida, a maioria das pessoas não acreditaria em um jovem de 18 anos que afirmasse ter conversado pelo Twitter e marcado uma reunião, com tudo pago, com o empresário mais rico do Brasil. Entretanto, o bauruense estudante de engenharia elétrica Lucas Tadeu de Mello Mendes entrou em contato com Eike Batista através da rede social e comprovou que o contato virtual pode servir para realizar algo concreto e, até então, inimaginável.
Na última quinta-feira, Lucas teve a oportunidade de debater importantes questões com Eike durante uma breve estadia na cidade do Rio de Janeiro. Entre os assuntos, foram abordados o potencial brasileiro para negócios, oportunidades do mercado e estratégias para atingir o sucesso em todos os tipos de empreendimento. O encontro promovido pelo empresário contou com a participação de outras 27 pessoas, que também foram selecionadas através do Twitter, reunindo representantes de diversas regiões do Brasil.
Lucas, que cursa engenharia elétrica na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, contou à reportagem do JC que sempre teve admiração pelo empreendedorismo de Eike Batista, o que o levou a seguir o empresário no Twitter. Em uma de suas visitas a seu microblog, o bauruense viu que outro usuário havia sugerido que Eike promovesse um almoço com seus seguidores, ideia que foi aceita com entusiasmo pelo empresário.
“Ele (Eike) falou que planejava uma palestra com pessoas do Twitter durante um almoço. Ao ver isso, eu falei que também gostaria de ir e sugeri para deixarem o almoço por minha conta. Ele gostou e disse que eu já estava automaticamente convidado por minha generosidade. Depois, ele realizou um concurso para escolher as 20 melhores frases sobre como a empresa dele empreende”, revelou Lucas.
Inacreditável
O estudante confessou não ter acreditado que o encontro realmente seria agendado e que os seguidores de Eike no Twitter seriam convidados para uma reunião. Todavia, Lucas enviou seus contatos para o e-mail do empresário e aguardou. Alguns dias depois, o bauruense recebeu uma ligação da equipe de Eike Batista e foi informado de que a viagem estava agendada para o dia 18 de agosto.
“Eu demorei para acreditar que era verdade. Todas as pessoas com quem eu conversava duvidavam que o encontro aconteceria. Então, tudo aconteceu. Fui para o Rio de Janeiro, me instalei em um hotel de Copacabana e tive todas as despesas pagas pelo Eike. Cheguei na quarta-feira e a reunião aconteceu na quinta pela manhã.”
Lucas disse que a conversa com Eike aconteceu logo às 9h em um restaurante que pertence ao empresário, o Mr. Lam. Segundo o estudante, foi apresentado um vídeo de aproximadamente 30 minutos e depois realizado um debate durante mais de três horas entre os presentes.
“O vídeo mostrava um pouco sobre as empresas dele, como elas funcionam. Depois, ele explicou como costuma trabalhar, qual foi seu trajeto nos negócios, o que é preciso para alcançar o sucesso, como identificar as oportunidades no Brasil, quais os setores em desenvolvimento e mais assuntos extremamente interessantes”, destacou Lucas.
O jovem bauruense disse que a maioria das pessoas presentes no encontro com Eike Batista eram mais velhas e relatou a presença de moradores de diferentes Estados brasileiros. “Foram pessoas de Belém, Espírito Santo, Maringá, São Paulo e muito mais locais. Tinha gente do Brasil inteiro. Na faixa de 18 anos, apenas eu e mais três, o resto era maior de 30, mais ou menos”, conta Lucas.
____________________
Iniciativa é aprovada pelo idealizador
Afirmar que o encontro com o empresário mais bem sucedido do Brasil foi bastante produtivo e estimulante para o jovem bauruense Lucas Tadeu de Mello Mendes, 18 anos, é fácil. Mas acompanhar a reação de Eike Batista com esta reunião inovadora e notar o entusiasmo do empresário é algo incomum.
Durante o encontro, Eike afirmou que aquela era a primeira experiência realizada por ele neste sentido e que o resultado foi muito positivo, o que gerou motivação para novos eventos serem promovidos com esta característica. “Este foi o primeiro evento que ele promoveu através do Twitter. Revelou que achou o máximo e que pretende fazer mais palestras e eventos desse tipo”, confirmou Lucas.
Além disso, é possível encontrar algumas referências ao evento no microblog de Eike. Ele divulgou algumas fotos da reunião com os jovens e “twittou”, analisando o acontecimento.
“Boa noite! O dia foi maravilhoso com meus amigos twitteiros! Vocês são muito especiais! Vocês me encantaram - todos! Quanta energia positiva!”, divulgou na última quinta-feira.
____________________
‘Vamos fazer
bem feito!’, diz empresário
Ao acompanhar o Twitter de Eike Batista é possível captar algumas ideias deste empresário que se tornou o mais rico do Brasil e 8º homem mais endinheirado do mundo. Porém, o estudante Lucas Tadeu de Mello Mendes diz que não há nada melhor que uma conversa ao vivo com esta personalidade para assimilar seus conhecimentos.
O baurense avaliou dois pontos como os mais importantes dentro das abordagens feitas por Eike durante o encontro com os “twitteiros”. Lucas citou as características de pensar os empreendimentos com uma visão mais ampla e abrangente e a quebra do individualismo como os principais fatores para desenvolver um projeto.
Sobre o perfeccionismo em todas as áreas de atuação de uma empresa, Eike publicou em seu Twitter: “Não importa o tamanho do negócio, pode ser uma padaria, todos os projetos têm que ser muito bem ‘engenheirados!’” e “Buscamos o conceito de eficiência. Sou o empresário contra o puxadinho, vamos fazer bem feito!”, frases que, segundo Lucas, indicam a vontade do empresário em realizar tudo da melhor maneira possível.
“Além disso, algo que ficou muito gravado foi o fato de ele ser extremamente contra o individualismo. Ele gosta de distribuir, não pensa apenas em fazer sua família crescer e ficar mais rica. Seu conceito é que de nada adianta apenas um crescer, o País tem que se desenvolver como um todo. Ele fala que é um soldado do Brasil, que tem o objetivo de fazer o País crescer”, comentou Lucas.