Geral

Sob risco de fechar, Rosacruz busca novos integrantes

Tisa Moraes
| Tempo de leitura: 3 min

Ainda cercada da aura de mistério característica das organizações místico-filosóficas, a Ordem Rosacruz, também conhecida como Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (Amorc), pretende se tornar mais popularizada na cidade. Para tanto, a diretoria da única loja mantida em Bauru, no Jardim Olímpico, está abrindo suas portas para receber novos membros. O objetivo é impedir que a sede, que ocupa um terreno de cerca de 40 mil metros quadrados e abriga um templo com capacidade para 150 pessoas, tenha de ser fechado em função da inatividade.

Com sede mundial na Califórnia e brasileira em Curitiba (PR), a Amorc tem origem no Antigo Egito e foi organizada pelo faraó Akhenaton há 3.653 anos. Em Bauru, a loja foi inaugurada em 1960.

De acordo com o mestre da entidade em Bauru, José Zonta Junior, em reuniões semanais fechadas, os participantes têm a oportunidade de se instruir para um profundo auto-conhecimento e desenvolver habilidades psíquicas que potencialmente todo ser humano possui, como a intuição, a telepatia (habilidade de adquirir informação acerca de pensamentos, sentimentos ou atividades de outra pessoa) e a consciência cósmica.

“Através de exercícios de respiração e meditação que se assemelham aos da ioga, associados à emissão de mantras e ao som de músicas clássicas, os membros alcançam um estado mental propício a essa consciência iluminada”, salienta.

Mais do que estimular o mero misticismo, a intenção desses encontros - denominados convocações - é propiciar aos participantes uma vida mais harmoniosa para alcançar saúde, felicidade e paz.

Estudos

Para subsidiar o desenrolar das reuniões, os membros recebem em casa, semanalmente, um livreto chamado pelos fratres e sorores (homens e mulheres membros da ordem) de monografia, que deve ser estudado.

“Além das monografias, estudamos sobre outras religiões, como o islamismo e o cristianismo, além da vida de grandes pensadores como Rousseau e Montesquieu. Também estudamos o desenvolvimento da aura, que é o campo magnético presente ao redor do nosso corpo e que é capaz de provocar uma repulsão ou atração muito forte”, enumera Zonta Junior.

Diferentemente do que ocorre em cidades como Araçatuba, onde as convocações ocorrem com a presença de grande número de participantes, os encontros da Ordem Rosacruz perderam quorum em Bauru por conta de divergências internas entre seus membros, ocorridas no passado. Embora cerca de 500 ainda estejam cadastrados na entidade, a frequência nas reuniões não chega a 10 pessoas.

“Já faz um ano que não conseguimos realizar uma convocação, porque é preciso pelo menos sete pessoas para que ela aconteça, além de um mínimo de pessoas assistindo. E quem ainda frequenta a ordem já tem idade mais avançada. A renovação é importante para impedir que, em um dado momento, tenhamos que fechar as portas.”

Interessados em participar podem procurar as dependências da ordem na rua Octacílio Andrade Tourinho, 10-70, no Jardim Olímpico. A mensalidade é de aproximadamente R$ 32,00, sendo que a maior parte é destinada à sede em Curitiba e o restante à loja de Bauru. As convocações ocorrem sempre aos sábados, a partir das 16h.

Comentários

1 Comentários

  • Francisco alexsandro de Oliveira 12/08/2023
    Quero fazer parte da rosa cruz