O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Presidente Tancredo Neves, localizado na Vila Falcão, em Bauru, o antigo Ceesub, está completando 25 anos. Com cerca de 4 mil alunos de Bauru e região num raio de aproximadamente 100 quilômetros, o Ceeja é uma escola estadual de ensino supletivo de presença flexível de ensino fundamental (de 5.ª a 8.ª séries) e ensino médio (antigo colegial).
Nesta modalidade, o aluno tem atendimento individualizado na escola, com professor da disciplina, e estuda em casa. Quando precisa, retorna à escola para tirar dúvidas e assim sucessivamente, até quando se sentir preparado para fazer a prova daquela disciplina.
À medida em que elimina todas as disciplinas, o aluno obtém o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio e pode dar prosseguimento aos estudos em qualquer instituição de ensino.
Para ingressar no ensino de jovens e adultos é preciso ter 16 anos para ensino fundamental e 18 anos para ensino médio. José Eugênio Chibebe, diretor do Ceeja há dez anos, conta que a idade dos alunos tem reduzido de adulto/idoso para jovem. E ressalta que vários dos estudantes que concluem o ensino médio no Ceeja conseguem ingressar em cursos técnicos e até universidades públicas, como a Unesp, sem curso preparatório ao vestibular.
Com a escola completando 25 anos, Chibebe tem planos para ampliar os serviços oferecidos.
“A minha intenção é que o Ceeja se torne uma escola aberta, em que a comunidade possa, por exemplo, usar uma sala de informática. Estamos lutando para que o Ceeja, a exemplo das escolas estaduais de ensino médio, também tenha uma sala de informática. E que ofereça outros cursos, como de atualização para quem terminou o ensino fundamental ou médio há algum tempo e vai prestar concurso ou vestibular e precisa de uma revisão”, relata o diretor.
O Ceeja, que é gratuito, abre inscrições para novos alunos entre janeiro e fevereiro. Para comemorar os 25 anos, de 4 a 8 de outubro vai realizar uma série de atividades abertas à comunidade. A abertura será no dia 4, às 18h, e terá mostra de pinturas e apresentação de coral.
No decorrer da semana estão programadas atividades culturais, palestras, oficinas, culto ecumênico, abertura da cápsula do tempo e queima de fogos no encerramento.
• Serviço
O Ceeja fica na rua Carlos de Campos, 5-10, Vila Falcão, em Bauru. O telefone é (14) 3238-7055.