Há 60 anos, o cartunista americano Charles M. Schulz batia na porta dos jornais para oferecer uma história em quadrinhos chamada “Lil’ Folks” (“pequenas pessoas”, em inglês “caipira”). Ninguém dava bola. Até que um jornal aceitou publicar suas tirinhas, mas com outro nome. Nascia assim, em outubro de 1950, a série “Peanuts” (que, no Brasil, ganhou o título de “Minduim”).
É daí que vem um dos cachorros mais famosos do mundo: o Snoopy. Ele faz parte de uma história de adultos contada para crianças. Mas até parece que são as crianças que contam para os adultos. A série fez muito sucesso e hoje é a história mais comprida já criada por uma única pessoa (Schulz a desenhou por quase 50 anos, até 1999, um ano antes de sua morte).
Se você não conhece o cachorro, saiba que ele é muito inteligente. “A imaginação dele era desenfreada”, conta Roberto Elísio, do Observatório de Quadrinhos da Universidade de São Paulo (USP).
Snoopy gosta de brincar de ser outras pessoas, como um aviador, um astronauta, um hippie... E para inventar cada personagem, ele sempre usa uma característica de sua personalidade. Descubra com o Snoopy tudo o que a imaginação pode nos tornar!
Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), existia um piloto alemão chamado Manfred von Richthofen, que era muito mau. Ele matou tanta gente que ficou conhecido como Barão Vermelho. Por isso foi parar na imaginação do Snoopy. Nas histórias que o cachorro criava, ele era um bravo aviador que lutava contra o Barão.
Na verdade, o avião que Snoopy pilotava era sua própria casinha. E o Barão nunca aparecia. Mesmo assim, as lutas eram perigosas: terminavam com a casinha cheia de furos de tiros!
Em 1957, os Estados Unidos e a União Soviética estavam competindo para ver quem conquistava o espaço primeiro. Então, para fazer testes, os soviéticos lançaram a nave Sputnik 2 com uma cadela dentro, chamada Laika. Só que ela morreu pouco tempo depois de sair da Terra. Nos quadrinhos, o curioso Snoopy gostou tanto da ideia que se tornou o primeiro cachorro a pisar na Lua. De brincadeirinha, claro.
Sem limites
Enquanto Charlie Brown, o dono do Snoopy, não consegue fazer nada direito, olha do que o cão é capaz.
•Escoteiro
Aventureiro, ele costuma fazer trilhas e acampar na floresta, levando os amigos do Woodstock.
•Jogador de golfe
Sua pontaria no golfe é muito boa. Graças à sua grande capacidade de concentração.
•Batedor
No beisebol, não tem para ninguém. Esportista, ele acerta tudo (para inveja de Charlie Brown).