Cultura

TV Preve: 15 anos de comunicação educativa

Bruna Dias
| Tempo de leitura: 4 min

A TV Preve de Bauru, canal de transmissão aberta que faz parte do Grupo Preve, comemorou 15 anos de comunicação educativa no último dia 3. Como a data remete a uma comemoração de gala e especial, será realizado um coquetel amanhã, às 20h, onde estarão reunidos toda imprensa e também convidados especiais para congraçar a importante data.

O empresário Gerson Trevizani - conhecido como professor Duda -, presidente do Grupo Preve, que há 38 anos atua na educação em Bauru e em cidades da região, como Agudos, Botucatu, Lençóis Paulista, Lins e Marília, conta que, inicialmente, a TV Preve foi criada como mais uma ferramenta de aprendizado para os alunos da rede de enisno.

“Para dar aulas de revisão para a população estudantil. Aí ficamos anos pleiteando isso, viajando para Brasília, até conseguir criá-la”, conta ele.

O jornalista, também fundador da TV Preve ao lado de Duda e atualmente diretor executivo da emissora, Samuel Ferro, conta que completou a sua ideia à do professor e empresário.

“Tudo começou em uma conversa que tivemos em que eu sugeri ao Duda que implantássemos uma televisão educativa em Bauru. Eu vinha com uma experiência de 27 anos de trabalho na TV Record de São Paulo e então Duda disse que a iniciativa ia casar com a sua vontade. Ele queria uma TV que fosse uma ferramenta de ensino para suas escolas”.

O presidente do Grupo Preve aponta que, quando o telejornal foi criado, ele percebeu outro interesse dos telespectadores.

“Saiu a televisão e nós começamos a dar aulas de português, geografia, química... E quando nós criamos o jornal, que antigamente era intitulado Enfoque 31, nós vimos que a população tinha um interesse especial por notícias da região. Nós também sabíamos que na Europa as TVs regionais cresciam de uma maneira acentuada”, detalha.

Sucesso?

Duda mesmo não acreditava que o sucesso da comunicação educativa da TV Preve pudesse tomar a proporção que tem atualmente.

“Nós fomos percebendo que a iniciativa ia ganhando audiência. E foi até uma surpresa pra nós, porque, no início, o que nós queríamos era ajudar no aprendizado educacional e hoje o sonho é uma realidade. A TV Preve já tem o terceiro lugar em audiência na região. Devagar, nós também vamos ampliando a abrangência”, opinou Duda Trevizani.

Já Samuel acreditava. “Na realidade, eu esperava que isso pudesse acontecer na vinda de outras cidades incorporando a nossa rede. As emissoras de televisão educativas foram criadas justamente para abranger a regionalização. Só que o processo é muito lento. Ao longo desses anos, nós fomos dando esses passos e a TV Preve, desde o seu primeiro dia no ar, teve o seu trabalho reconhecido pelos telespectadores bauruenses”.

O jornalista, que completou 46 anos de profissão este ano, observa que a programação da emissora é totalmente diferenciada.

“As emissoras concorrentes mostram somente alguns fatos, enquanto que nós mostramos também os aspectos positivos da cidade. Elas tem um espaço mais restrito, já a TV Preve tem o privilégio de dar os fatos com muito mais ênfase. Enquanto uma emissora aborda um assunto em um minuto, nós temos até meia hora, quarenta minutos, uma hora, para fazer a mesma abordagem da notícia”, observou.

Liberdade

Para o sócio-proprietário da TV Preve e também do Grupo Preve, empresário José Luiz Garcia Perez, a emissora representa a liberdade de expressão de uma facção bauruense.

“Para uma emissora que começou dentro de poucas pretensões, como um sonho de uma ferramenta escolar para os alunos e, ao longo do caminho, ela foi galgando degraus de importância, hoje realmente ela representa a liberdade de expressão de uma facção de Bauru. Porque é uma emissora de televisão de Bauru que fala de Bauru e tem como princípio a liberdade para que todos os bauruenses falem das coisas que eles precisam”.

Amor e dedicação foram as palavras-chaves para o sucesso. “Desde quando a televisão entrou no ar eu ‘respiro' TV Preve 24 horas por dia. Toda a minha experiência me ajudou a ter uma ideia exata do que era a televisão”, disse Samuel Ferro.

Atualmente, a programação da TV Preve é exibida no canal 31 da rede de transmissão aberta em Bauru e procura focar assuntos de interesse local e também regional, abrangendo diversos temas como cultura, esporte, economia, educação, política e problemas do dia a dia da comunidade.

Entre os programas mais conhecidos da emissora, estão o tradicional Enfoque Regional, Programa Nota 10, Sabor Brasil, Kizomba na TV, Shopp Imóveis, entre várias outras atrações.

____________________

Tecnologia

A tecnologia foi se aperfeiçoando e a TV Preve também acompanhou todo esse processo e não parou no tempo.

“Eu sou do tempo em que três homens não carregavam uma câmera. Hoje, uma criança carrega uma câmera facilmente. A TV Preve também sofreu todo esse tipo de mudança e hoje está pronta para exibição em alta definição quando o sistema chegar a Bauru. Não vai ter diferenciação entre a qualidade de transmissão da TV Preve para a concorrente”, apontou o jornalista e diretor executivo da TV Preve, Samuel ferro.

Comentários

Comentários