Economia & Negócios

Shopping Auto Fest é o 1º do ramo no Estado

Vinicius Lousada
| Tempo de leitura: 6 min

Completando um ano e meio de existência em fevereiro, o Shopping Auto Fest, de veículos seminovos, comemora importante conquista alcançada no ano passado. De acordo com dados da Associação Nacional dos Auto Shoppings de São Paulo (Anauto-SP), o empreendimento bauruense atingiu o maior faturamento entre as 20 empresas paulistas do ramo, sendo que metade delas está no Interior e a outra metade na Capital do Estado.

Em 2010, as 29 lojas de veículos do Auto Fest faturaram juntas mais de R$ 127,4 milhões, superando em 14% a média de faturamento dos shoppings de automóveis no Estado de São Paulo, que ficou em R$ 111,7 milhões. O empreendimento também se destacou em relação aos outros no número de carros vendidos, que chegou a 4.583 unidades contra 4.219 da média paulista.

Evandro Ribeiro Filho, idealizador e administrador do empreendimento, afirma que a gestão diferenciada, acompanhando o dia a dia do shopping, contribuiu para o sucesso do Auto Fest.

Ele explica também que o crescimento do poder de consumo das classes B, C e D impulsionou o sucesso do negócio. "O ano de 2010 foi surpreendentemente e positivamente atípico. Alcançamos a consolidação do empreendimento e as lojas venderam além de todas as expectativas. Hoje o consumidor de Bauru e região dificilmente compra um veículo sem antes consultar o Auto Fest", afirma Evandro.

Cerca de 400 pessoas passam todos os dias pelo Auto Fest. Aos finais de semana, esse número chega a 1.100 visitantes. Caso do corretor de imóveis Douglas Alessandro Pereira, que comprou seu automóvel na última sexta-feira e fechou negócio pela primeira vez no shopping de automóveis.

"Encontrei vantagens pela flexibilidade de negociação aqui. Consegui um bom financiamento, com baixas taxas de juros. Além disso, se encontra muitos tipos de carros para todos os gostos e bolsos. Estou muito satisfeito", afirma.

Otimismo


Para 2011 as expectativas são positivas, pois, apesar das medidas tomadas pelo governo federal no final do ano passado na tentativa de frear o consumo para controlar a inflação, as vendas voltaram a subir a partir da segunda quinzena de janeiro deste ano.

"Esperamos manter os bons resultados de 2010, que, dificilmente, serão superados nos próximos anos. Mas eu acredito que a tendência de aumento da renda entre as classes C e D se mantenha, e isso favorece nosso negócio", aponta o empreendedor.

Evandro relata, porém, que, no início do projeto, a instabilidade no mercado financeiro deixou temerosos os lojistas que aderiram ao Auto Fest. "Nós acertamos tudo em agosto de 2008 e, no mês seguinte, estourou a crise econômica mundial. Precisamos transmitir muita confiança aos nossos parceiros, que entenderam que o shopping de automóveis em Bauru não se tratava de um negócio de momento, mas de um investimento para o futuro", explica.

Apesar da crise econômica que abalou o mundo em 2009, o recorde histórico de vendas do Auto Fest foi registrado em setembro daquele ano, um mês após sua inauguração. "A curiosidade do consumidor foi muito grande e, quando ele conheceu o local, verificou a possibilidade de fazer bons negócios", explica Evandro.

____________________

Público regional


O lançamento do projeto do Auto Fest gerou, em um primeiro momento, a dúvida se a cidade de Bauru comportaria um negócio do porte como o previsto, afirma Evandro Ribeiro Filho, idealizador e administrador do empreendimento. Ele explica, porém, que o mercado de seminovos foi muito impulsionado na cidade e clientes de outros municípios, que totalizam o potencial de 2 milhões de pessoas, procuram o local.

Isto prova que esse conceito de shopping de automóveis, surgido no início da década de 1990, na África do Sul, se adaptou muito bem ao mercado brasileiro. Hoje, são mais de 100 estabelecimentos do tipo no País, muitos deles localizados na região Nordeste.

"Trabalho no ramo de automóveis há 22 anos e, desde, 2005 venho pesquisando referências de negócios bem sucedidos nessa área", conta Evandro, responsável pela VR Alliance, que administra o shopping. O empreendimento contou também com investimento das empresas Capri e ASCP.

____________________

Lojistas comemoram os resultados


Grande parte do sucesso conquistado pelo Auto Fest durante um ano e meio de funcionamento se deu graças aos lojistas, que acreditaram no projeto e comemoram os resultados no ano de 2010. A afirmação é de Evandro Ribeiro Filho, idealizador e administrador do empreendimento.

Alessandra Martins, da All Car, está no Auto Fest desde o início e afirma que, após a inauguração das lojas no shopping de automóveis, os negócios se expandiram cada vez mais. "No início, ficamos ressabiados. Alguns foram convidados e não quiseram vir, mas, para a gente, foi a melhor coisa. Vendemos muito além do que imaginávamos e estamos muito confiantes para o próximo ano", conta.

Também no projeto desde o início, João C. Lissone afirma que a credibilidade transmitida pela proposta foi fundamental para que ele entrasse no Auto Fest. "É preciso lembrar que o shopping foi feito em tempo de crise econômica, mas quem acreditou na ideia está muito satisfeito", relata o proprietário da Lissone Veículos.

Foi o que aconteceu com Vifrano Macario, da loja Super Car e atualmente presidente da Associação dos Lojistas e Empreendedores do Shopping Auto Fest. "Hoje eu vendo 70% a mais do que quando tinha a minha loja na rua", afirma ele, para quem a criação de shoppings de automóveis é uma tendência de mercado, por permitir ao consumidor encontrar de tudo em um mesmo local.

Cristiano Zeller e Vanderlei Urubatan Vieira, proprietários da Spazio Motors, resolveram conhecer outros empreendimentos do tipo na Capital do Estado ao receberem convite para integrar o Auto Fest e se animaram com a oportunidade. "Hoje a loja conta com três espaços no shopping e estamos muito satisfeitos", diz Zeller.

Proprietário da Rodoviária Veículos, Luciano Garcia Brosque destaca a variedade de veículos e a oportunidade de o consumidor encontrar diversos tipos de serviços no mesmo lugar. "Além disso, a relação entre os lojistas e a administração é muito boa. Mensalmente fazemos reuniões, discutindo o que podemos fazer para melhorar ainda mais nossos negócios", aponta Brosque.

____________________

Prestação de serviços


Além da lojas de automóveis, o Shopping Auto Fest conta com estabelecimentos de serviços, como seguradora, despachante, corretora, lava car, manutenção de veículos e área de alimentação.

"Essa característica é muito importante por oferecer segurança e conforto para o consumidor, que compra o carro, já faz o seguro, vistoria, documentação. As pessoas procuram cada vez mais por isso", destaca Evandro Ribeiro Filho, idealizador do empreendimento.

Marcelo Alves, da Sapienza Seguros, conta que os lojistas encaminham os clientes para a sua empresa. "Nós já tínhamos ótimas expectativas, mas as vendas no Auto Fest surpreendem a todos positivamente, inclusive a nossa empresa", afirma.

Assumindo o Lava Car Efraim no começo deste mês, Raphael Pereto está animado com seu novo negócio na Auto Fest. "É um conceito de prestação de serviços diferenciado, que tende a se expandir cada vez mais. Fui muito bem recebido por aqui e estou confiante no sucesso", explica.

Comentários

Comentários