Turismo

Ceará: A dois graus abaixo do Equador

Eliane Barbosa e Marcos Gomes
| Tempo de leitura: 4 min

O Ceará é um lugar para todos. Por conta de um imenso litoral: são 573 quilômetros de costa, oferece os mais variados trechos incluindo nada menos do que 70 exuberantes praias que formam a Costa do Sol. Por lá a temperatura média é de 30º o ano todo.

Caponga, Águas Belas, Beberibe, Fortim, Ponta Grossa, Redonda, Lagoinha, Fleixeiras, Cumbuco, Paracuru, Morro Branco são apenas algumas do elenco.

Lugares cinematográficos. Perfeitos para férias relaxantes.

Seguro contra chuva

O Ceará é tão ensolarado que até seguro contra chuva faz parte dos pacotes vendidos pela CVC em parceria com o Governo do Estado. Se durante sua estada ocorrer o imprevisível, você terá, de volta, dias de sol e de luz em outra semana qualquer sem pagar nada por isso.

A prevalência do sol é explicada pelo localização do Estado: fica a dois graus abaixo da linha do Equador. Lá o astro rei brilha 2.800 horas por ano.

Propiciando aos visitantes a chance de conhecer em dias de luz um lugar especial do Brasil que reúne paisagens, história, folclore, música, artesanato e gastronomia premiada.

Hospitalidade cearense

Antes mesmo do avião aterrisar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, um dos três aeroportos inteligentes do País, o coração já bate mais forte diante da paisagem apaixonante vista lá de cima.

Os barcos de pescadores quase que enfileirados na costa verde, os edifícios modernos da Praia de Meireles, a Ponte Metálica de Iracema ... Lugares deslumbrantes para se curtir o amanhecer ou o pôr-do-sol.

O astro rei brilha muito cedo na Terra da Luz: às 5 da manhã. Um convite para caminhadas no calçadão ou de praia em praia até chegar a do Futuro.

A praia mais badalada de Fortaleza tem cerca de sete quilômetros de extensão formando um corredor de barracas que fazem a festa de moradores e visitantes com frutos do mar fresquinhos e bebidas, como a caipirinha ? A Ypióca é do Ceará.

A Costa do Sol cearense oferece uma infinidade de points mundialmente famosos, como Jericoacoara, tida como uma das dez mais belas praias do planeta pelo jornal americano "Washington Post". E Canoa Quebrada, que há 20 anos era praia de nudismo para hippies e sem perder o encanto virou um civilizado conjunto de casas luxuosas e pousadas simpáticas, próximo da aldeia de jangadeiros.

Fortaleza, a privilegiada capital do Estado, demarca os destinos de praia: as da costa leste, onde nasce o sol e fica Canoa Quebrada, e as da costa oeste, do sol poente, onde está Jeri. Para os passeios, o turista pode basear-se em Fortaleza, com uma excelente rede hoteleira para todos os bolsos. Se tiver pouco tempo, a dica é fazer tours de um dia. Aí o ideal é reservar pelo menos dois dias, um para cada costa


Nascente

O lado leste da Costa do Sol é percorrido pela Rodovia CE 0-40. A partir de Fortaleza, além de Porto das Dunas, encontram-se praias inesquecíveis, como a da Caponga (60 km), Águas Belas (66 km), Beberibe (76 km), Fortim (125 km) e Canoa Quebrada (150 km).

A mais famosa desse trecho, Canoa Quebrada, é encantadora. A alta demanda turística gerou empregos para a população local, que agora se empenha em protegê-la. Um imperdível passeio de buggy pelas dunas e lagoas de água doce dura de uma hora e meia a duas horas.

A noite de Canoa Quebrada é mágica, com as imensas estrelas amplificadas pela posição geográfica e as delícias gastronômicas de que se pode experimentar no mundialmente famoso calçadão da Broadway, por onde se cruzam viajantes do mundo.

Mas o litoral do Ceará é tão extenso e abençoado que, mais para leste de Canoa Quebrada, nas Praias de Ponta Grossa (180 km) e Redonda (185 km), ainda é possível encontrar paisagens paradisíacas e as características aldeias de pescadores. É como fazer uma viagem à Canoa Quebrada de 20 anos atrás. Não é preciso, entretanto, ir muito longe. As atrações ao leste podem ser desfrutadas antes de Canoa Quebrada. A apenas 33 quilômetros de Fortaleza é possível ver da estrada uma interpretação futurista dos moinhos de vento da Holanda: as torres cata-ventos dos geradores de energia eólia de Aquiraz, que abastecem a cidade com 28 mil habitantes.

Também são paradas obrigatórias no caminho para Canoa Quebrada as falésias da Praia do Morro Branco (87 km, famosa por ter sido cenário da novela "Final Feliz", exibida pela "Rede Globo" na década de 80), que constituem altos labirintos de areia colorida em processo de petrificação. Isso sem falar na Praia das Fontes (96 km), onde fica a Lagoa de Uruaú, maior do Estado e cenário de diversas produções de cinema e tevê.

Comentários

Comentários