Turismo

AVENTURA PAULISTA

Egom Comunicação
| Tempo de leitura: 5 min

Lins, Barra Bonita, Brotas, Avaré, Socorro, Amparo, Águas de São Pedro.... No Interior Paulista é possível encontrar aquela paz infinita. Resultado de hospedagem tranquila, comida de fazenda e o ar puro do campo.

Para quem procura um lugar que alie paisagens rurais com águas represadas, Avaré é o lugar. Tem vários hotéis como o Ibiquá Eco Resort onde o contato com a natureza é prazeroso. Situado às margens da represa Jurumirim, em Avaré (270 km de São Paulo), além dos equipamentos comuns a outros estabelecimentos hoteleiros, oferece para adultos e crianças lazer em sua " ilha da aventura".

Trata-se de um espaço reservado para várias atividades incluindo arco e flecha, caiaque, pedalinho e barco a vela, trilha ecológica, zoológico e até mesmo o divertido porcódromo, onde é praticada uma modalidade de caça ao porco, com participação de adultos e crianças.


Preservando a fauna

Em Avaré é possível avistar animais que normalmente só se vê em grandes zoológicos. Isso porque dentro do resort existe um criadouro conservacionista que recebe animais apreendidos pelo Ibama. Muitos são soltos na propriedade, mas outros, criados em cativeiro, são alojados em viveiros e conquistam a simpatia dos hóspedes, entre eles a macaca Xica, o tucano Baby, o Jacaré Caé, entre outros.

Em Avaré vivem ainda alguns índios tupi guaranis que também despertam a curiosidade dos visitantes.

____________________

As águas de São Pedro


Balneário oferece passeios de charrete, de cavalo, boas pousadas e tratamento à base de águas medicinais


Águas de São Pedro, a 180 km de São Paulo, surgiu quando foram descobertos os valores terapêuticos das águas. Tudo foi quase por acaso. Primeiro porque perfuraram em busca de petróleo e encontraram água, depois porque viram que a pelagem dos bois estava mais bonita após consumirem uma água "malcheirosa" e resolveram pesquisar.

O resultado foi a descoberta de uma fonte com o maior teor de enxofre em água potável do mundo. Na Itália, existe água com maior teor de enxofre, mas não é potável em função do pH ácido.

Antes mesmo de saber disso, empresários da cidade como Ângelo Franzin, donos das terras perfuradas, começaram a investir em turismo. Frazin, por exemplo, em 1935, construiu um balneário simples em madeira. Cerca de um ano depois, um grupo de moradores da cidade, entre eles Miguel Carreta, Victório Mazziero, Ernesto Giocondo e Carlos Mauro, fundador do Avenida Charme Hotel, compraram 100.000 m² ao redor dessa fonte e construíram um balneário com 12 banheiras de alvenaria. O Avenida Charme Hotel seria inaugurado em 1940.

Hoje quem visita a cidade pode desfrutar de uma série de tratamentos gratuitos no balneário. Um médico está à disposição dos visitantes para tirar dúvidas e indicar o que é melhor, imersão ou ingestão das águas vindas de três fontes diferentes. A da Juventude, com maior teor de enxofre do mundo, a Fonte Almeida Salles com água bicarbonatada sódica e a Fonte Gioconda com água sulfatada sódica.

"Embora algumas pessoas atribuam efeitos milagrosos às águas da cidade, garanto que não é milagre. É ciência. Em cada um desses dois casos, que são os mais conhecidos, a ciência pode explicar por meio dos elementos componentes da água medicinal. É uma questão de dar aquilo que o organismo realmente necessita", afirma Celso Marques, médico responsável pelo balneário de Águas de São Pedro há 10 anos.

 

Avenida Charme Hotel

Na menor cidade do Estado os passeios podem ser feitos até mesmo a pé. Além das águas medicinais, das áreas verdes e parques municipais, conta com lojas que vendem artesanato variado. De rendas a objetos de madeira e de barro. Um dos hotéis mais tradicionais ? isso sem falar do luxuoso Hotel Escola Senac ( que no passado foi um hotel-cassino), é o Avenida Charme Hotel. Trata-se de um tradicional hotel dos anos 40 que foi recentemente reformado e está sendo revitalizado. Foi o segundo hotel erguido na estância de Águas de São Pedro, na época já conhecida pela associação natural com saúde, graças ao clima, à altitude (470 metros).

____________________

Fontes de água e as propriedades:


Saiba mais sobre as fontes de Águas de São Pedro


Fonte da Juventude ? água sulfurosa ? é indicada para o tratamento de reumatismo, diabetes, alergias, asma, colites, doenças de pele, intoxicações e inflamações. Recomenda-se a ingestão de 50 a 80 ml, assim como os banhos de imersão.

Fonte Gioconda ? água sulfatada sódica radioativa ? é indicada para o tratamento de doenças do fígado, vesícula biliar e intestino. Recomenda-se a ingestão de 50 a 80 ml uma hora antes das refeições.

Fonte Almeida Salles ? água bicarbonatada sódica ? é indicada para o tratamento de azia, excesso de acidez gástrica, diabetes e cálculo renal. A recomendação é ingerir 50 a 80 ml após as refeições.

Histórico de Águas de São Pedro


A vizinha São Pedro foi fundada por volta de 1800 e, como a maioria dos municípios paulistas, surgiu em decorrência das expedições bandeirantes. Mas nasceu vinculada a Piracicaba, e só se tornaria independente em 1883. Nesta região, anos depois, por volta de 1915 começaram escavações em busca de petróleo, o que levou acidentalmente à descoberta das águas sulfurosas, em 1925.

No pós-Guerra, a ansiedade por encontrar petróleo era muito grande, mas se o petróleo não existia, pelo menos naquela região, as águas sulfurosas foram encontradas e começaram a formar, com as perfurações, pequenos lagos. Com o passar dos tempos, os animais, bebendo aquelas águas, apresentavam pelagem diferenciada e aspecto bem saudável. O fato começava a chamar a atenção, especialmente com a chegada de outros relatos de pessoas beneficiadas pelas águas, até que em 1934 as águas foram finalmente analisadas e surgiu o primeiro balneário com dez quartos e transporte de jardineira a partir de São Pedro.

Nesse mesmo ano de 1934, foi fundada a estância Águas de São Pedro e, graças às pesquisas para saber o real poder das águas e o contínuo interesse dos turistas, foi criada a "Empresa Águas Sulfídricas e Termais de São Paulo". Seis anos depois, em 1940, o Governo do Estado criou a Estância Hidromineral e Climática de Águas de São Pedro. A partir daí, Águas de São Pedro não parou mais de se desenvolver, vieram os primeiros hotéis, sendo que o Avenida Charme Hotel foi o segundo hotel a ser erguido e, em 1948, Águas de São Pedro se tornaria município autônomo.

Comentários

Comentários