A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag) vivencia um grande momento de comemorações ao completar 45 anos de atuação para o desenvolvimento de Bauru. O associado da Assenag, engenheiro João Maringoni Neto, 59 anos, será homenageado hoje durante a 23ª Festa Alemã, promovida pela entidade.
O atual presidente da associação, Emerson Crivelli, frisa que Maringoni será reverenciado com o prêmio "Profissonal Homenageado do Ano", atribuído anualmente para associados com destacada atuação na entidade.
A família Maringoni concede seu nome à rua Júlio Maringoni, que se estende pelos bairros Jardim América, Jardim Nasralla e Vila Nova Santa Clara. Júlio é bisavô de João. A família se destacou com gerações se dedicando à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). O bisavô era marceneiro e veio para Bauru colaborar na construção dos vagões de trem de madeira da Noroeste, trabalho minucioso e artístico.
O avô de João Maringoni Neto - João Maringoni - trabalhou na Noroeste durante 55 anos em Bauru e é o pai de Murilo Villaça Maringoni, engenheiro nascido em Bauru em 1924 e pai de João. Emerson Crivelli frisa que Murilo foi responsável pelo primeiro Plano Diretor de Bauru, definindo traçados para a cidade.
João Maringoni Neto é o primeiro filho de Murilo e nasceu em Bauru em 1951. Pai e filho fundaram a M.V. Maringoni Ltda em 1976, com sede no Distrito Industrial I, de Bauru. A MV trata o eucalipto e o pinus, madeiras oriundas de reflorestamento, para que possam ser empregadas em diversas atividades, como na construção rural e como postes de telefonia. João concorda que, de certa forma, retomou a atividade com a madeira exercida por seu bisavô, pioneiro do clã Maringoni no Brasil.
João se formou engenheiro civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP São Carlos) em 1975. Ele presidiu a Assenag por dois mandatos, nos biênios 1994-1996 e 1997-1998. Neste período, a entidade finalizou sua sede, um trabalho iniciado e tocado por várias mandatos.
Quatro gerações de associados da Assenag, que viram o surgimento e participaram do desenvolvimento da Associação, se reuniram ontem para comemorar os 45 anos da entidade. Marcos Wanderley Ferreira, Luiz Bombonato Filho, João Maringoni Neto, Emerson Crivelli e Ricardo Ramos da Rocha citaram que a Assenag começou como Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (AEAAB), fundada em 12 de agosto de 1966. No ano seguinte, um grupo de fundadores colaborou para a criação da Fundação Educacional de Bauru (FEB), atualmente Universidade Estadual Paulista (Unesp Bauru).
João descreve o período da fundação da Assenag em um contexto de início da ditadura militar (1964-1984). Bauru possuía cerca de 100 mil habitantes, enquanto o Brasil tinha 70 milhões. Ele lembra que um telefonema era uma eternidade, com pedido de linha para a telefonista e atendimento após, no mínimo, de duas horas de espera. "Ninguém se acomodou", ressalta João Maringoni.
A 23ª Festa Alemã, promovida pela Assenag, será hoje, às 21h, na sede da entidade, na rua Fuas de Mattos Sabino, 1-15, no Jardim América. No site da Assenag www.assenag.org.br, o visitante pode conhecer as atividades desenvolvidas.