Regional

PM é preso durante tentativa de furto a um caixa eletrônico

Por Lilian Grasiela | Com Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Lucianópolis ? Um policial militar de Garça, afastado de suas funções para tratamento médico, foi preso em flagrante na noite de anteontem, em Lucianópolis (50 quilômetros de Bauru), acusado de tentar furtar o caixa eletrônico de uma agência bancária localizada no Centro da cidade. Outros dois homens que estavam com ele também foram detidos.

Em nota, o tenente-coronel Nelson Garcia Filho, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4ºBPM-I), conta que, durante patrulhamento de rotina, policiais militares desconfiaram de que havia algo errado na porta de vidro da agência, localizada na rua Francisco Dias de Almeida.

Segundo a PM, uma fita adesiva colocada na fechadura da porta impedia que ela travasse. Após serem flagrados, os três suspeitos ainda tentaram fugir em um veículo, mas foram perseguidos, abordados e presos em flagrante por tentativa de furto qualificado e formação de quadrilha. No carro, foram apreendidos três capuzes e munições.

Os acusados foram identificados como Gustavo Aparecido Elias, José Vanderlei da Silva e o policial militar de Garça, que não teve o nome divulgado. De acordo com o tenente-coronel, apesar de morar em Garça, o policial trabalhava em São Paulo.

Ele passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Bauru e, em seguida, foi encaminhado sob escolta ao Presídio Militar Romão Gomes, na capital, onde deverá aguardar o resultado do inquérito policial. Os outros dois presos foram levados para a Cadeia Pública de Duartina.

"Essa prisão é reflexo do trabalho intenso que a Polícia Militar está desenvolvendo na região, especialmente no combate aos furtos ou roubos de caixas eletrônicos, com a realização de operação específica de combate a este tipo de delito", diz o comandante.

Desde o início do ano, segundo dados oficias, 13 policiais militares foram presos por envolvimentos em furtos e roubos a caixas eletrônicos. Outros 11 estão sendo investigados.


Roubos no interior


O número de roubos e furtos a caixas eletrônicos caiu na capital, mas continua crescendo no interior do Estado de São Paulo. De janeiro a julho deste ano, houve um aumento de 58% nos ataques nessa região. A migração desses crimes para cidades pequenas e pacatas resultou, em agosto, em 13 casos no interior para cada ataque realizado na capital - média quatro vezes maior que no início do ano.

No total, 494 ocorrências de roubo e furtos de caixa eletrônicos - incluindo as tentativas - foram registradas no Estado entre 1 de janeiro e 17 de agosto. Os dados constam de levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, com base em relatório do Departamento de Inteligência da Polícia Civil. Os números mostram que, na primeira metade de agosto, 77% dos casos de ataques a caixas ocorreram no interior - foram 27, ante 6 na Região Metropolitana e 2 na capital.

Comentários

Comentários