As comidinhas e, principalmente, os doces que fizeram parte da nossa infância jamais saem da memória. Como esquecer os ovos nevados com creme de gema e casquinhas de limão? O pudim de leite caramelado, a broa de fubá com cheirinho de erva-doce?
Lembranças carregadas de açúcar e de afeto que deixam a vida da gente mais leve. Como as claras em neve batidas com garfo por mamãe em tempos de delicadezas.
Registros de uma infância doce pontuam livros e crônicas. Como "Céu da Boca", livro da Editora Ágora, que reúne crônicas de várias personalidades conhecidas, entre elas, Ignácio de Loyola Brandão, István Wessel, Caloca Fernandes e Renata Braune, com coordenação de Edith M. Elek.
Edith convidou 16 pessoas para relembrar as reuniões de família durante as refeições e que fizeram parte de sua história. "É como capturar uma cena simbólica, um retrato das relações que rolam naquele espaço, um still da vida... A vida em torno da mesa. Minha atenção para esse fato foi despertada anos atrás, quando trabalhava com grupos de pessoas que enfrentavam um câncer. Um dos exercícios que têm como objetivo ajudar cada participante a compreender melhor sua história era esse: após um longo relaxamento, pedíamos que relembrassem uma cena da infância ou começo da adolescência que havia sido muito marcante.... Sete dos relatos tinham como cenário uma mesa de refeição".
Memórias da Renata
"Minha tia Lourdes já dizia que eu nasci próximo ao horário do almoço porque nasci com fome; acho que ela tinha certa razão. Na verdade, todas as minhas lembranças de infância, adolescência e juventude estão diretamente relacionadas com o alimento (....)
"Eu, meu irmão, minha prima e hoje comadre Selena e minha prima Evelise enfrentamos uma aventura incrível para comermos chuviscos (doce português de ovos, comum no Rio de janeiro). Os mais velhos pularam a janela do quarto e foram para a cozinha; eu e Selena, que éramos menores, fomos rastejando lentamente pelo corredor, passando pelos quartos em silêncio para que nenhum adulto nos ouvisse e impedisse de provar nossos chuviscos. Até hoje não entendo porque crianças não podem comer doces pela manhã."
Minha família ? Ruth Rocha
Os doces das tias e o amor aos pedaços
"Do lado do meu pai havia a tradição dos doces. Tia Filhinha fazia tudo quanto era doce. Mas a especialidade dela eram os bombocados, os quindins, os olhos-de-sogra e as geléias. Ela era herdeira da tradição dos doces da minha tia Alzira. Tia Alzira, casada com o tio Álvaro, tinha sido muito rica. Mas o marido, que se aposentou cedo, perdeu tudo que tinha jogando no bicho, nos bichos de letra C. Tia Alzira, coitada, tornou-se doceira. Fornecia doces à célebre Confeitaria Colombo, no Rio. Sua filha, tia Filó, continuou a tradição, já que se casou com um Rodrigue-Alves caça dotes, que não se deu conta de que a fortura já estava acabando quando se casou e acabou abandonando a esposa. Havia ainda minha tia Rita, que fazia doces de casca de laranja, quadradinhos de chocolate e uns amores-aos-pedaços que ...Ai!
Bala de chocolate com mel
Esta bala de chocolate com mel sempre foi servida nas festas da família de minha mãe, e eram embrulhadas em papel-alumínio colorido. São deliciosas e têm sabor de quero mais.
Ingredientes
1 lata de leite condensado
250 ml de mel
150 g de chocolate em pó
2 xícaras de chá de nozes picadas
2 colheres de sopa de manteiga
1 pacote de bolacha Maria ou
Maisena
Modo de preparar
Leve ao fogo o leite condensado, o mel, o chocolate em pó e a manteiga.
Deixe em fogo baixo, mexendo sempre. Quando a mistura soltar do fundo da panela, adicione as nozes picadas e mexa por mais 5 minutos. Pique as bolachas e coloque-as numa assadeira rasa e pequena. Ponha o recheio sobre as bolachas. Leve à geladeira para esfriar.
Depois de fria, corte em pedaços regulares e e embrulhe para servir (precisam ser embrulhadas porque elas fixam puxa-puxa e grudentas).
Rendimento: 60 a 80 balas.
CREME DE TAÇA
Este creme é a sobremesa predileta da escritora Roth Rocha, especialidade de sua mãe
Ingredientes
4 gemas
2 ½ xícaras de chá de açúcar
2 copos de leite
1 colher de sopa rasa de maisena
1 colher de sopa de chocolate em pó
Modo de preparar
Faça uma gemada com as gemas e o açúcar. Junte o leite e a maisena. Separe uma terça parte, à qual junte a colher de chocolate. Em panelas separadas, leve as duas misturas ao fogo, mexendo sempre. Coloque em taças: primeiro o creme simples, depois o de chocolate.
PUDIM DE PÃO
*Receita dona Lucy Fazenda Capoava Citando vó Guiomar,
de Jaú
Ingredientes
1 pão grande amanhecido ou 3 pãezinhos (amolecer com ½ litro de leite quente)
Bater no liquidificador:
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
Passas (misturar depois que bater)
Massa mole
Assar em forma untada com manteiga ou em forma caramelizada com açúcar.
Assar em banho-Maria com água quente
Nota: Pode por pedacinhos de goiabada na massa (antes de envolvê-los em farinha de trigo).
QUEIJADINHA DE ASSADEIRA
Receita Dona Lucy
Fazenda Capoava
citando prima Celina, de Jaú
Ingredientes
3 copos americanos de açúcar
½ litro de leite
4 ovos
100 g de queijo ralado
100 g de coco ralado, pode ser seco
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador. Assadeira bem untada. Forno préaquecido 200 por mais ou menos 30 minutos. Experimentar com palito para ver se assou. Tirar do forno e polvilhar com açúcar. Desenformar frio. Cortar em pedaços.
OVOS NEVADOS
Ingredientes (4 porções)
1 lata de leite condensado
1 copo americano de água
1 colher de café de farinha de trigo
½ colher de café de canela em pó
½ colher de café de essência de baunilha
3 claras
3 gemas
Em uma panela, misture o leite condensado, a água, a farinha de trigo, a baunilha. Leve ao fogo para ferver. Bata as claras em neve bem firme. Com a ajuda de uma colher, rtetire "bolas" das claras e coloque-as, poucas por vez, na panela com o leite fervendo (mamãe Ignez não usava leite condensado, somente leite fervido).
Cozinhe-as por aproximadamente um minuto, virando-as delicadamente. Retire-as e passe-as para a travessa ou para os pratos onde serão servidas.
Descarte os fragmentos de clara que ficaram no leite.
Bata bem as gemas e junte-as ao leite que restou do cozimento das claras, misturando bem.
Coloque esse molho sobre os ovos nevados e decore-os a gosto.