px; ">
Éder Azevedo |
|
Diretor Marcel Adriano Pereira Porto assume a unidade |
Lençóis Paulista - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) empossou na manhã de ontem seu novo diretor. Após quatro anos no comando, Mário Eduardo Cazão deixa a unidade e vai para a sede de Limeira. A instituição será dirigida pelo ex-coordenador do Senai em São Paulo Marcel Adriano Pereira Porto. A nova direção promete continuar a ampliação da sede, retomar a prática de competições entre as unidades, implantar novos cursos e conquistar mais parcerias do poder público e privado pela região.
Atuando há mais de dez anos em terras lençoenses, o Senai de possui atualmente cerca de 4
alunos. Cursos técnicos nas áreas de eletrônica e automação são referências na unidade, segundo informou o ex-diretor Mário Cazão.
De acordo com ele, a posse de Porto faz parte de um processo de rotatividade aplicado já algum tempo pela instituição. “Minha formação é em mecânica e o forte do Senai aqui de Lençóis nós sabemos que é eletrônica e automação, então, acredito que o Marcel veio para acrescentar e beneficiar a unidade”, ressalta Mário sobre o perfil do novo diretor da escola profissionalizante.
Aos 44 anos, sendo 18 deles dedicados ao Senai, Marcel Porto fez cursos técnicos de eletricidade e eletrônica na instituição. Possui formação na área de automação e pós-graduação também realizada em uma unidade do Senai.
Há quatro anos ele assumiu a coordenadoria da instituição profissionalizante na capital e depois acabou promovido para assumir a unidade do interior.
Durante o tempo em que atuou no Senai em São Paulo, Porto afirma nunca ter enfrentado grandes dificuldades de gestão. “O Senai é uma escola que nos apaixona pelo trabalho. Larguei minha família em Santo André para assumir a nova empreitada aqui em Lençóis”, ressalta.
Em São Paulo, o diretor coordenava as atividades na instituição que possui mais de cinco mil alunos e fica na região do Braz.
Cazão deixa a direção do Senai após quatro anos de trabalhos e um investimento final de R$ 11 milhões na estrutura com aplicações na modernização do parque industrial da escola.
A conquista da área do prédio que abriga o estabelecimento, doada pela prefeitura da cidade, e as ótimas relações do Senai com as prefeituras da região também ficam como resultado do legado do ex-diretor, que voltará para sua terra natal em Limeira. Lá, ele assumirá o Senai que é voltado para área de mecânica fabril de semi-joias.
Metas para a nova gestão
No Senai de Lençóis Paulista, o diretor coloca à frente do novo trabalho objetivos como ampliação da unidade, implantação de mais dois cursos, nas áreas de Instrumentação e Processos Industriais.
“O Cazão deixou um projeto de ampliação da escola que pretendo dar continuidade. A proposta inclui a construção de um galpão que abrigará e centralizará a produção do material didático do Senai, que hoje é produzido aqui. Os investimentos serão em torno de 3 a 4 milhões”, adiantou Porto.
Além disso, o novo diretor ressalta que outra bandeira de sua gestão será a ampliação das parcerias entre prefeituras e empresas com o Senai.
Atualmente a unidade de Lençóis Paulista conta as parcerias das prefeituras de Agudos, Borebi e Macatuba. Até o final do ano, a meta é conquistar o poder público e ampliar o serviço em Areiópolis.
O incentivo dos estudantes para a participação nas Olimpíadas do Conhecimento, que hoje é realizada em etapas regionais, estaduais, nacionais e mundiais também está no cronograma de ações de Porto.
“A instituição de Lençóis Paulista tem um histórico de vitórias, inclusive de alunos que chegaram ao campeonato mundial nas Olimpíadas do Conhecimento. Os campeonatos funcionam como um incentivo de estudo para os alunos. Quero focar os trabalhos e retomar essa prática de participação e vitória”, enfatiza o novo diretor.
Para o professor do curso de Mecânica de Usinagem da instituição e ex-aluno competidor do Senai, Fábio Galego, a nova gestão promete boas realizações. “Tudo indica que continuaremos em ótimas mãos. Já estamos até montando uma equipe para participar dos campeonatos neste ano”, complementa Galego.