Cultura

Ele descomplica o Português

Mariana Cerigatto
| Tempo de leitura: 2 min

Inacessível, de difícil entendimento, distante da língua falada. Esses são alguns dos “rótulos” que carrega a nossa adorada ou temida gramática. De fato, o aprendizado da Língua Portuguesa e sua gramática não é matéria preferida de muitos estudantes. Mas deficiências no aprendizado da língua podem trazer consequências bastante negativas na vida de qualquer indivíduo. Afinal, é através dela que articulamos pensamentos, nos comunicamos e estabelecemos as relações.

Mas, assim como a Matemática, outra área muitas vezes “detestável” pelos estudantes, o ensino da Língua Portuguesa tem recorrido a novas estratégias e metodologias. O professor de português Darvino Concer é um desses educadores especialistas em tornar o aprendizado mais lúdico e significativo, já que, por meio de suas obras, consegue contextualizar a Língua Portuguesa com situações do dia a dia.

Para reunir várias de suas publicações em um livreto só, Darvino acaba de lançar o volume 2 do “Diálogo do Português”. São 86 diálogos, que trazem ilustrações e situações um tanto divertidas entre aluno e professor, que fazem referência a expressões utilizadas de forma equivocada no cotidiano. As ilustrações, cedidas pelo desenhista Rafael Oliveira, são interativas com o texto escrito. Contextualizada, em cada página o professor traz também breve explicação gramatical de acordo com o tema abordado. A publicação leva diagramação de Caio Henrique Oliveira.

Membro da Academia Bauruense de Letras, pós-graduado em Educação, Metodologia no Ensino Superior e Administração Universitária em Quebec (Canadá), Darvino é autor do famoso “Diálogo do Português”, coluna que é publicada todos os domingos no JC Cultura.

 

‘Novos olhos novos’

“Há sete anos escrevo no Jornal da Cidade na coluna ‘Diálogo do Português’ aos domingos. E, ao longo deste tempo, já são quase 400 diálogos. O objetivo deste trabalho é mostrar à comunidade de Bauru e região que a Língua Portuguesa pode ser vista com novos olhos novos”, salientou Darvino.

O volume 1 do Diálogo do Português teve tiragem de 3 mil unidades. “O volume 2 começa a ser vendido nesta semana com nova roupagem e 4 mil exemplares”, informa o professor. “É um formato muito interessante. Depois do diálogo, há uma explicação gramatical dentro da língua portuguesa vigente. No ‘Diálogo do Português’, eu trabalho com problemas relacionados à semântica, concordância, regência e ortografia”, expõe. O material, destinado a crianças, jovens e adultos, pode ser utilizado por professores em sala de aula, pelo seu caráter didático.


Próximas produções

O professor Darvino Concer adianta quais serão suas próximas publicações. Até o final do ano, ele garante o lançamento de “Radicais Gregos e Latinos”, com quase 700 exemplos de radicais. “Outro livro que está em fase de elaboração traz 100 expressões idiomáticas mais comuns da Língua Portuguesa, tais como fazer nas coxas (imagem acima), cama de gato, pintando o sete, a vaca foi pro brejo, com formato inédito de história em quadrinhos”, salienta Darvino, que também ministra palestras e atua como consultor motivacional, linguístico e pedagógico. O terceiro volume do Diálogo do Português também já esta a caminho, com previsão de lançamento para 2013.

Comentários

Comentários