"O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo." 2 Coríntios 11.3. Para permanecer firmes nos dias que estão por vir, o povo de Deus precisa saber que Satanás é um grande enganador e impostor, conhecer a estratégia enganosa que ele usa, saber onde lutar e vencer a batalha com um plano ofensivo de resistência.
Paulo mostrou-se bastante preocupado por saber que os crentes estavam sendo enganados, então várias vezes os advertiu; "Não se deixem enganar" (Gl 6.7); "Ninguém os engane"(Ef 5.6). No texto em estudo, o apóstolo esclareceu onde aconteceu o engano de Eva: na mente. O objetivo de Satanás no Jardim do Éden era corromper a mente da mulher. Deus criou os primeiros seres humanos com uma mente perfeita, em plena harmonia com Ele. O Senhor concedeu-lhes o livre-arbítrio e a capacidade de controlar-se. Quando colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim e ordenou ao casal que não comesse dela, sob a pena de morte, Adão e Eva tiveram de escolher entre obedecer e perecer. Satanás não tinha nenhum controle sobre Adão e Eva. A estratégia do inimigo foi enganar a mulher para que esta, com o seu livre-arbítrio, escolhesse desobedecer a Deus.
Notemos como Eva foi enganada. Satanás seduziu-a com falsas promessas. O Diabo disse: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal" (Gn 3.4,5). O engano estava na ideia de que ela não sofreria as consequências de seu pecado nem morreria, como Deus dissera. Em vez disso, Eva foi levada a crer que se tornaria tão sábia quanto Deus.
O engano, em termos simples, consiste em fazer algo aparentar ser o que não é, Satanás enganou Eva apresentando-lhe as consequências de comer do fruto proibido de forma bem diferente. Satanás seduziu Eva. Ele a atraiu, estimulando um desejo que havia em seu íntimo: o de ser sábia como Deus. O objetivo de Satanás era induzir a mulher a usar o livre-arbítrio para desobedecer a Deus. O resultado foi a corrupção de sua mente perfeita. Eva sucumbiu ao desejo que havia dentro dela e usou a própria vontade para se rebelar contra o Criador. "Tomou de seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também"(Gn3.6). A mente perfeita do ser humano foi corrompida (Gn 6.5), e Satanás obteve o controle.
Jesus, porém, já anulou o domínio de Satanás sobre a mente humana. Por meio de Cristo, a nossa mente foi restaurada, liberta do poder do pecado (Rm 6.18). Agora temos poder para resistir a todo engano de Satanás. Entretanto, resistir e vencer a guerra em nossa mente depende de nós. A nossa tarefa é lançar fora a velha natureza e a mente corrompida pelos desejos pecaminosos. Temos de revestir-nos do novo homem, com a mente de Cristo - perfeita e livre de impurezas (Ef 4.22-24). Texto retirado da "Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira", editada em Inglês por Morris Cerullo, editada pela Central Gospel em parceria com o pastor Silas Malafaia.
Como disse Airton Senna: "- Atingir a perfeição é impossível, aproximar-se Dela não!". Jesus é o Nome que está acima de todo nome, Ele tem todo poder que lhe foi dado por "nosso pai" e Jesus nos deu este poder. (Jo 8.28,38;5.19,20). Saibamos usar este "cartão de crédito" que este verdadeiro credor, dono de tudo sobre o céu e a terra, nos deixou... Amém!
Jorge Hamilton Quatrina