Um pica-pau chan chan precisou ser resgatado ontem de uma altura de aproximadamente 20 metros, após ficar preso por uma linha de pipa em uma árvore na quadra 5 da rua Ângelo Tamarozzi, Vila Santista. Os responsáveis pelo salvamento foram o cabo Osny Eduardo do Nascimento e o soldado André Luiz dos Santos, do Corpo de Bombeiros de Bauru.
Segundo Osny, o chamado foi feito por um morador da rua, dizendo que a ave estava presa há cerca de 10 minutos. Alguns minutos depois, a viatura dos Bombeiros chegou ao local e encontrou o pica-pau dependurado de cabeça para baixo. “Ele poderia ter morrido se ficasse mais tempo naquela situação”, explica o cabo.
Como a árvore era muito alta, para resgatar a ave foi preciso utilizar um equipamento cuja escada alcança até 48 metros de altura. Depois de retirá-lo da árvore, o pica-pau recebeu atendimento médico.
“Nós o levamos a um veterinário, que constatou que ele não tinha se machucado. Apenas estava muito cansado por ter ficado tentando se livrar da pipa enquanto se debatia. Depois que ele se recuperou, nós o devolvemos ao habitat natural”, conta o cabo Osny.
A reportagem do JC enviou uma foto da ave ao diretor do Zoológico Municipal, Luiz Pires, que a identificou como um pica-pau chan chan, que tem os cupins como sua principal fonte de alimentação.