Cultura

Agora é vez da musa

Mariana Cerigatto
| Tempo de leitura: 3 min

Representar a beleza e elegância na passarela do samba: esse será o principal papel da Musa da escola de samba Acadêmicos da Cartola, que será escolhida nesta sexta-feira na quadra da agremiação, a partir das 21h. As garotas e mulheres interessadas em concorrer este título podem se candidatar ainda hoje, no local do evento, sendo aceitas inscrições de meninas a partir dos 16 anos. Caso seja adolescente, a candidata deve estar acompanhada por um responsável.

A Musa da Cartola é uma novidade no Carnaval da cidade, e algo inédito na história da agremiação. No desfile, a Musa acompanhará a Rainha de Bateria e a Rainha da Escola. De acordo com o diretor Paulo Madureira, a ideia de Musa surgiu para atender a grande demanda de mulheres que desejam ocupar o cargo de Rainha. “Com a Musa, vamos diversificar, dando mais oportunidade para essas meninas”, destacou. A iniciativa também segue uma tendência de escolas de samba de capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, que desfilam com suas musas. 

“Nossa Musa vai representar a Cartola, tem que ter samba no pé, simpatia e, acima de tudo, mostrar elegância”, ressaltou Paulo. As candidatas inscritas, que devem vestir trajes específicos – esportivo e social – vão se apresentar para uma bancada de jurados (composta por membros da Cartola e outros convidados) e para o público, que também irá aplaudir cada uma delas. A quadra da Cartola fica na alameda dos Jasmins, quadra 6, no Vista Alegre. Informações: (14) 8126-3257.


Apresentação das fantasias

Outra novidade deste ano da Cartola será o desfile com as fantasias das alas do Carnaval 2013 produzidas pela escola, que será promovido também hoje, no mesmo evento de escola da Musa. O público ainda poderá prestigiar os ensaios da bateria. A Cartola irá desfilar no primeiro dia de Carnaval no Sambódromo, no dia 9 de fevereiro, a partir das 23h25. “Cartola canta o grande mago da ópera de rua” é o título do enredo 2013 criado em homenagem a Joãosinho Trinta.


Mocidade vai desfilar?

Apesar de ter efetivado sua inscrição para participar do desfile 2013 das escolas de samba e blocos no Sambódromo, nos bastidores do meio carnavalesco bauruense a participação da escola Mocidade Independente da Vila Falcão é vista como uma grande incógnita.

O JC Cultura tenta, há semanas, contatar integrantes da Mocidade para falar sobre a participação da escola no Carnaval 2013. Após muitas tentativas sem sucesso, em um contato telefônico feito no começo da semana, o presidente da agremiação, Jaime Silva, não confirmou uma eventual desistência da escola e citou uma possível realização de uma reunião com os integrantes da Mocidade. Porém, não soube fornecer dados do enredo e de outros detalhes do desfile. A poucos dias do Carnaval, também não se tem notícias da produção de fantasias, preparação de alas e nem de carros alegóricos.

Ontem, até o fechamento desta edição, a Secretaria Municipal de Cultura não havia recebido nenhuma notificação da escola solicitando a desistência do desfile. Sucesso na época de ouro do Carnaval, a Mocidade acumula 13 títulos de campeã e é uma das agremiações mais antigas de Bauru, fundada em 1976. No entanto, com a retomada do Carnaval, a Mocidade não voltou com a mesma força que tinha antes. Em 2011, foi desclassificada por não comparecer ao desfile. No ano passado, entrou na avenida como convidada, mas fez um desfile “enxuto”.

Comentários

Comentários