Arquivo/JC |
|
|
Dramaturgo Mauro Rasi inspirou-se em Bauru para escrever várias de suas peças |
Movido pela arte, o dramaturgo bauruense Mauro Rasi, que ganhou projeção nacional, hoje teria 64 anos. Apesar de seus dez anos de falecimento, ontem, suas obras ainda são inspiração para muitos, fontes de muitas leituras e reeleituras.
A todo momento, Mauro Rasi ressurge através de reapresentações e adaptações de suas consagradas peças. No Rio de Janeiro, seu “ressurgimento” se deu com a apresentação de sua peça teatral “Batalha de arroz num ringue para dois”, em homenagem ao dramaturgo. De Bauru, as sobrinhas Gabriela e Nathália Rasi estiveram presentes prestigiando o evento e foram contempladas com homenagens prestadas ao estimado tio ilustre. Por Bauru, ainda não há informação oficial da vinda da peça. Quem sabe?
Morto em 22 de abril de 2003, vítima de um câncer no pulmão, Rasi saiu de Bauru com 18 anos para ganhar o mundo. Se aventurou pela Europa e depois foi para São Paulo.
Em Bauru, o escritor e dramaturgo viveu em uma casa localizada na quadra 11 da rua Bandeirantes, no Centro da cidade. Admiradores das obras de Mauro Rasi podem encontrar informações atualizadas sobre a vida e a obra do dramaturgo, além de fotos da trajetória do artista e de suas peças no site www.maurorasi.com.br.
Influenciado por mulheres
Mauro Rasi nasceu no dia 27 de fevereiro de 1949. Aos 13 anos, iniciou sua aventura pelo mundo do teatro, participando de um concurso com sua primeira peça, escrita e dirigida por ele: “Duelo do Caos Morto”, assistida por Antônio Abujamra, que na época o incentivou a escrever.
O dramaturgo foi altamente influenciado pelas mulheres em sua obra teatral. A arte e a cultura entraram na sua vida pela mão das mulheres de sua família. Com poucos anos, ele era levado ao cinema pela avó. Depois, as tias é que o levavam e brigavam com o porteiro para ele entrar em filmes proibidos.
O primeiro livro, “A Vida de Mozart”, ganhou de uma tia. Cinema, música, literatura, tudo lhe foi passado por mulheres. Três delas foram professoras. De francês, de literatura e de piano.
Muitos dos textos fazem referências a situações familiares, em que os personagens femininos, como suas tias e sua mãe, sempre tiveram papel de destaque. O autor se inspirava em Bauru para escrever alguns de seus textos.
Na TV, escreveu para programas como “Armação Ilimitada”, “TV Pirata”, participou do programa “Fantástico” apresentando o quadro “A Hora do Alçapão”, e foi colunista do jornal “O Globo” de 1996 a 2003.
Desde cedo, o dramaturgo sempre se dividiu entre a música e o teatro. Se formou em música pelo Conservatório Musical Pio XII em Bauru, mas o teatro falou mais alto.
'Pérola'
Seu clássico “Pérola” foi encenado em Bauru pela primeira vez em 1996, no Teatro Veritas, da Universidade Sagrado Coração. Inclusive, o lobby do Teatro foi batizado como “espaço cultural Mauro Rasi”.
Em “Pérola”, Rasi faz uma bela homenagem à sua mãe. A peça é apontada como seu maior sucesso de público e crítica. Três anos depois, “Pérola” foi novamente encenada em Bauru, no mesmo local, quase simultaneamente a “O Crime do Doutor Alvarenga”, uma “adaptação” ou “recriação” de uma peça escrita por seu pai, Oswaldo Rasi (à época, vivo), que contou com a interpretação de Paulo Autran.
Obras teatrais de Mauro Rasi
1962 - O Duelo do Caos Morto
1965 - Depoimento
1966 - Razões para a Liberdade
1971 - A Massagem
1971 - El Cabaret
1971 - Os Bastardos
1973 - Ladies na Madrugada
1978 - As 1.001 Encarnações de Pompeu Loredo
1978 - Se Minha Empregada Falasse
1980 - A Direita do Presidente
1981 - A Receita do Sucesso
1982 - Doce Deleite
1983 - A Mente Capta
1984 - A Família Titanic
1985 - Pedra, a Tragédia
1985 - Tupã, a Vingança
1985 - Batalha de Arroz num Ringue para Dois
1987 - A Cerimônia do Adeus
1988 - A Bofetada
1989 - A Estrela do Lar
1992 - Baile de Máscaras
1992 - Viagem a Forli
1995 - 5X Comédia
1995 - Pérola 1996 - A Dama do Cerrado
1996 - As Tias do Mauro Rasi
1999 - O Crime do Dr. Alvarenga
2001 - Alta Sociedade
2002 - Aquí se Faz, Aquí se Paga
2003 - Ladies na Madrugada - Musical
