Limpa Geral

Limpa Geral recolhe mais de 400 toneladas

Ricardo Santana
| Tempo de leitura: 3 min

Malavolta Jr.

A redução dos focos de proliferação de doenças também depende 

da conscientização popular para não jogar lixo em terrenos

A campanha Limpa Geral de combate à dengue e eliminação de outros focos de doenças encerrou ontem demonstrando a grande capacidade de organização e mobilização da comunidade bauruense para solucionar problemas comuns. A projeção é de retirada de circulação de mais de 400 toneladas de materiais inservíveis nos 10 dias de recolhimento, conforme dados parciais da Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados (Asten). O balanço definitivo sairá hoje.

Mário Kanabara Filho, da Asten, comemora o resultado prévio porque imaginava que o trabalho intensivo em menos de duas semanas chegasse a 100 toneladas. Porém, ele se diz surpreendido pelo envolvimento da população chamada a colaborar graças à mobilização de vários setores para eliminar criadouros sobretudo do mosquito Aedes aegypti.   

A resposta foi tão positiva que até materiais, como lâmpadas e roupas, que não integravam a lista de recolhimento, tiveram grande descarte.  Kanabara cita que 3 mil lâmpadas foram recolhidas até a última sexta-feira. Ele acredita que o número chegue a 5 mil unidades. Roupas devem chegar a cerca de 7 mil peças. Kanabara conta que, somente na avenida Lúcio Luciano, quadra 4, foi recolhida uma caçamba inteira de roupas descartadas, junto com outros materiais. “Serão mais de 7 mil peças sem exagerar muito. Isso porque não fazia parte”, acrescenta.

 

Estrutura

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) foi responsável pela recolha dos eletroeletrônicos e pneus. Resíduos da construção civil e os restos de poda de árvores ficaram para Semma. Os móveis, pela Cooperativa de Catadores Recicláveis de Bauru (Cootramat).

Kanabara acrescenta que pneus, papel, papelão, plásticos e madeira formam o grosso dos inservíveis descartados pela população. A quantidade de sofás também foi significativa ainda que a população tivesse certa dificuldade de encaminhar aos pontos instalados em toda cidade. Porém as equipes do Limpa Geral recolheram uma grande quantidade de sofás, segundo Kanabara.

Ele avalia que a campa ultrapassou a expectativa porque começou forte com vários segmentos sociais envolvidos e com farta divulgação pelos meios de comunicação envolvidos.  Cerca de 150 mil exemplares da campanha foram distribuídos em diversos pontos da cidade, como nos ônibus da Transurb.

O gerente de marketing do Jornal da Cidade João Carlos do Amaral comenta que o sucesso da campanha Limpa Geral se deve à adesão de vários setores organizados da sociedade bauruense e a colaboração da população. Ele comenta que o bauruense respondeu positivamente porque havia estrutura e comunicação integrada atuando para minimizar um problema que afeta a saúde pública. Amaral conta que a Limpa Geral é exemplo para novas atuações porque as soluções serão cada vez mais das ações coletivas e não somente do Poder Público.

 

Participação de todos os segmentos

A Campanha Limpa Geral partiu de uma reunião entre o Jornal da Cidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Associação dos Caçambeiros (Asten). Obteve a parceria da Rádio 96 FM, TV Preve, Auri-Verde, Record Paulista, Transurb, Emdurb, Sucen, Polícia Militar, as secretarias da Saúde e da Educação. Teve o apoio do Ministério Público, Justiça, OAB-SP subseção Bauru, Câmara Municipal, Pastoral Social da Diocese Divino Espírito Santo de Bauru e o Conselho de Pastores de Bauru, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Associação de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Químicos e Força Sindical.

Os clubes de motociclista Riders da Sem Limites, Bodes do Asfalto, Clube do Triciclo, jipeiros, apaixonados por Fuscas e carros antigos de Bauru e região, o programa Shop Tour Bauru (NET Cidade-canal 26 e TVC-canal 13) e fizeram carreata somando esforços com o Limpa Geral.

 

Comentários

Comentários