Cerca de 200 fiéis se uniram em uma carreata, ontem, para marcar a inauguração da Capela Nossa Senhora do Carmo, pertencente à Paróquia São Cristóvão. O templo irá atender toda a comunidade do Jardim Europa, inclusive com o desenvolvimento de projetos socioeducativos e de geração de renda.
A carreata teve início por volta das 17h. Os cerca de 50 veículos partiram da Igreja São Cristóvão, na quadra 15 da avenida Nossa Senhora de Fátima, e seguiram rumo à nova capela, que fica na rua Aviador Ribeiro de Barros, 7-45.
Após o cortejo, o bispo Dom Caetano Ferrari presidiu e o pároco Luiz Antônio Lopes Ricci concelebrou a primeira missa do templo. Em seguida, a comunidade foi presenteada com uma festa, que contou com distribuição gratuita de cachorro-quente, bolo e refrigerante.
Segundo o pároco Luiz Antônio Lopes Ricci, a unidade era um desejo antigo dos moradores do bairro, que se reuniam para as celebrações religiosas em um salão improvisado, emprestado à Paróquia São Cristóvão. “Trata-se de uma comunidade que existe há mais de 15 anos. Inicialmente, os fiéis se reuniam nas casas uns dos outros. Depois, ganhamos o salão, pequeno, que também era utilizado para as atividades da Pastoral da Criança”, detalha.
Com o crescimento populacional nos arredores, os fiéis decidiram se unir para arrecadar fundos e construir a capela. Foram três anos de trabalho. Os recursos angariados com as festas de São Cristóvão, pasteladas, feijoadas e doações espontâneas de pessoas e empresas totalizaram R$ 350 mil.
A iniciativa teve apoio maciço do Grupo de Jovens da Paróquia São Cristóvão, formado por 12 jovens e adolescentes. “Estamos mobilizados para arrecadar fundos para irmos para a Jornada (Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, em julho), mas, ao mesmo tempo, ajudamos nos eventos em prol da construção da capela”, frisa.
Outros R$ 20 mil foram conseguidos a partir da venda de um pequeno terreno que a igreja já tinha. O montante totalizado foi suficiente para comprar um novo lote e erguer o prédio, que também conta com espaço para as atividades sociais, com banheiro e ampla cozinha. De acordo com o padre Ricci, inicialmente, as missas no novo templo serão celebradas sempre às terças-feiras, às 20h.