Regional

Mesmo com chuva cidades programam procissão hoje

Da Redação
| Tempo de leitura: 4 min

Se não chover forte a tradicional procissão de Corpus Christi será realizada hoje. Logo pela manhã fiéis católicos vão decorar o percurso das procissões seguidas de missa no final da tarde. A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que ocorram pequenas pancadas de chuva apenas durante a madrugada e a noite, com tempo aberto durante a manhã e a tarde no feriado.

Com isso, São Manuel confirmou a realização da 65ª edição da Festa do Corpus Christi. O evento conta com apoio da prefeitura em conjunto com as Paróquias São Manuel, Nossa Senhora Consolata e Santuário Nossa Senhora Aparecida. A programação festiva começou ontem à noite, no Pátio do Santuário de Santa Terezinha. Neste local, as barracas das entidades assistenciais do município venderam comidas e bebidas. A praça de alimentação do evento vai funcionar até as 22h de hoje.

Já a programação religiosa da festa tem início às 7h do feriado, com missa realizada na Igreja Matriz de São Manuel. Em seguida, das 9h às 14h, acontece a Adoração ao Santíssimo Sacramento, no Santuário de Santa Terezinha. A partir das 15h, também será realizada Missa Campal na Praça do Santuário de Santa Terezinha. Ela será celebrada por Dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu. Após seu encerramento, tem início Procissão até o Altar Monumento, em frente à Igreja Matriz de São Manuel, onde haverá pregação e bênção do Santíssimo Sacramento.

Durante o evento, serão apresentados 22 trabalhos artísticos confeccionados a partir de bagaços de cana e sal tingidos. As obras representam as estações da via sacra e são inspiradas no trabalho de Claudio Pastro.

A tradição de enfeitar as ruas no dia do Corpus Christi teve início em São Manuel, no ano de 1948, com a professora Tereza Mazzuco. O tema da festa deste ano, proposto pela Campanha da Fraternidade, é “Eis-me aqui, envia-me” (Isaias 5-8).

Bordado

Ibitinga (90 quilômetros de Bauru) também há mais de 40 anos ornamenta suas ruas para a passagem dos fiéis na procissão de Corpus Christi. Produtos bordados são exposto no chão, formando um imenso tapete bordado e embelezam ainda mais esse momento sacro, de arte e fé. São utilizados centenas de peças de enxovais de cama, mesa, banho e confecções, para realçar as ruas, atraindo milhares de pessoas durante o evento.

A decoração das ruas começa ainda pela madrugada de hoje, nos doze quarteirões ao redor da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro, onde uma ampla estrutura é montada para receber os visitantes e para celebração da Santa Missa Campal, que se inicia após a procissão de Corpus Christi. Neste ano, um grande diferencial será as atenções voltadas para Nelsinho Santana, cujo processo de beatificação está no Vaticano.

O evento de Corpus Christi 2013 terá três missas: 8h30 Santa Missa, 11h Missa dos Turistas e15h saída para a Solene Procissão – onde “Ibitinga Borda suas Ruas para a passagem do Senhor” e, após a chegada, Santa Missa Campal, defronte à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Ibitinga.

Ruas enfeitadas

As Paróquias São Paulo Apóstolo e Santo Antônio, de Agudos (13 quilômetros de Bauru), celebrarão hoje o Corpus Christi com missa na Estação Sorocabana de Agudos (atual PIT) seguida de procissão pela rua 13 de maio e bênção final em frente à Paróquia São Paulo Apóstolo.

As atividades começarão às 8h com o enfeite das ruas pelos grupos, pastorais e movimentos que compõem as duas paróquias.  Serão confeccionados tapetes com pó de serra para a passagem do Santíssimo Sacramento.

Com o intuito de prestar assistência às famílias carentes da cidade de Agudos, as paróquias arrecadarão litros de leite, cobertores e fralda geriátrica durante a semana e, também, no dia 30 de maio. Os interessados poderão contribuir entregando a sua doação nas secretarias das duas paróquias, em horário comercial.

Em Jaú, às 9h está programada missa campal no largo da igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, na rua Visconde do Rio Branco, 333, Centro. A cerimônia religiosa contará com padres de várias paróquias do município


Origem do Corpus Christi

A origem da solenidade de Corpus Christi surgiu no século 13 quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real do Cristo no pão consagrado. A solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que é realizada no domingo depois de Pentecostes. No Brasil é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa.

Comentários

Comentários