Além de conseguir tocar duas guitarras ao mesmo tempo, ele é considerado pela mídia especializada um dos maiores e melhores guitarristas de sua geração. O guitarrista Marcinho Eiras, para alegria de seus fãs, vai aproveitar sua breve passagem por Bauru para se apresentar no Jeribá Bar nesta sexta, a partir das 22h, com os “parceiros” Dom Paulinho Lima (cantor e baterista) e Khris Oliveira (contrabaixista), que juntos formam o trio Marcinho Eiras e YouGuys.
Antes, Marcinho ministra um workshop em Bauru, na FireMusic, oportunidade em que vai realizar bate-papo descontraído, acessível e com muita música. “Eu reforço sempre que qualquer um que for ao workshop irá se divertir e participar, seja ele músico ou não”, destaca o guitarrista (saiba mais sobre o curso em texto ao lado).
O trio
Formado em São Paulo, o grupo é liderado por Marcinho, e investe em um repertório que vai de Tom Jobim a James Brown, da Bossa Nova a Motown. O trio gravou seu primeiro CD em 2009. Dom Paulinho Lima tem a difícil missão de tocar bateria e cantar ao mesmo tempo. Dono de voz potente, que remete aos ícones da black e soul music como Marvin Gaye e Barry White, Dom Paulinho já tocou ao lado de artistas como Altamiro Carrilho, Wilson Simonal, Alaíde Costa, Aretha Marcos, Graça Cunha, Bocato e Laércio de Freitas.
Khris Oliveira, contrabaixista e cantor, estudou contrabaixo nos EUA e Espanha. Na televisão, trabalhou no Programa Megaton, de Tom Cavalcanti, na Rede Globo, e no Programa O Melhor do Brasil, na TV Record. Entre músicos e artistas com quem já dividiu o palco, destacam-se Negra Li, Wanderleia, Luís Salinas, Leila Pinheiro, Vitor Biglione, entre outros.
Marcinho Eiras, além de inúmeros shows e workshops por todo Brasil, já se apresentou na Costa Rica, Austrália, Romenia, Grécia, Itália, Alemanha, Inglaterra, Indonésia, Áustria e África do Sul. Entre 2005 e 2010, integrou a “Banda Domingão”, que atuou no programa Domingão do Faustão na Rede Globo, ao lado de Luís Schiavon. Atualmente está em turnê com o espetáculo “O Melhor Show do Mundo”, que integra o elenco junto com os atores e comediantes Eduardo Sterblitch e Rodrigo de Arruda.
Informações sobre a apresentação do trio podem ser obtidas no Jeribá Bar, que fica na rua Antônio Alves, 34-61. O telefone é o (14) 3227-2131.
Curso vai explorar ‘técnica de piano’
A Firemusic vai trazer para Bauru hoje o guitarrista Marcinho Eiras para um workshop beneficente em prol da Casa da Criança. O curso será no Sesi (rua Prof. Zenilda Alcântara Nogueira, 1-67, próximo ao Horto Florestal), a partir das 19h. A entrada será dois litros de leite, que devem ser trocados pelo ingresso.
Marcinho Eiras é reconhecido por desenvolver uma técnica não convencional, chamada de “Two Handed Tapping” – que se assemelha a um “piano” – em que consegue tocar duas guitarras simultaneamente.
“A técnica não é tão comum e tampouco divulgada, talvez pela complexidade e pela falta de material. Assemelha-se à técnica de piano, na qual se faz harmonia e melodia simultaneamente sobre o braço, em uma combinação de técnicas de guitarra como ‘Tappings’ e ‘Hammer on’, resultando em uma outra chamada oficialmente de ‘Touch Technique’. Isso tudo se simplifica com exemplos práticos.” Informações: (14) 3245-9856 e (14) 3011-4577.