Cultura

13ª Feira do Livro Infantil começa nesta terça em Bauru


| Tempo de leitura: 5 min

Contos cheios de aventura, lendas folclóricas e histórias de príncipes e princesas vão tomar conta do Sesc Bauru entre 5 e 14 de novembro. Nesta terça-feira (5), começa a 13ª edição da Feira do Livro Infantil, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Sesc Bauru.

A 13ª edição da Feira vai até o dia 14, com uma programação recheada de atividades para incentivar a leitura entre crianças e adolescentes.

Desde que foi criada, a feira tem como objetivo ampliar o acesso da população à leitura, despertando o gosto por essa atividade nos jovens desde cedo. Uma “nação de leitores” não surge apenas com a difusão da alfabetização, mas também com o incentivo ao hábito da leitura, e por isso crianças, adolescentes, educadores, pais e interessados estão convidados a conhecer a Feira e participar das atividades promovidas.

A programação desse ano oferece estandes com livros e brinquedos educativos, espaços de leitura, exibição de filmes, contação de histórias e oficina literária. Todos os artistas e grupos que compõem a programação foram definidos pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do chamamento público e pelo Sesc.

Os expositores confirmados são MQS Comércio de Livros, Distribuidora Lisboa, Empório Cultural, Fantasia Brinquedos, Jalovi Livraria, Sebo Espaço Literário e WRS Livraria. A exposição estará aberta de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e de sábado e domingo, das 9h30 às 18h.

A feira do livro infantil surgiu em 2001 como um evento para reunir todas as atividades relacionadas à promoção da literatura infanto-juvenil. Em seu primeiro ano, a feira contou com a participação de 35 escolas e um público total de 5.903 pessoas.

Ao longo dos anos, o prestígio da feira só cresceu e em 2012 o evento registrou a presença de 67 escolas de Bauru e região e 27.061 visitantes. Para esse ano, é esperado que 27 mil pessoas circulem pela feira, dentre estudantes, participantes de oficinas e visitantes em geral. Desde 2011 a Secretaria Municipal de Cultura conta com a parceria com o Sesc para realização do evento.

A partir da 10ª edição da feira, o Centro Cultural já não comportava mais o crescente público do evento e a co-realização surgiu para solucionar o problema da infraestrutura, além de colaborar também com a programação, já que o Sesc traz convidados para ministrar algumas das atividades.

O evento é gratuito e aberto ao público, desde a exposição até as apresentações e espetáculos, sendo respeitada a capacidade máxima dos espaços onde as atividades vão ocorrer. Agendamentos de grupos e escolas podem ser feitos pela Central de Atendimento do Sesc. O público terá a oportunidade de estar em contato direto com os autores, além de conhecer o trabalho de diversos escritores da literatura infanto-juvenil.

Programação

Sessões de Histórias

As infindáveis Versões do Capuchinho e do Lobo Mau

5/11, terça, 8h30, 10h, 13h30 e 15h, Praça de Convivência. 50 lugares.

Para crianças a partir de 4 anos. Com Evaldo Barros. Duração: 40 min.

O conto da Serpente Verde e da Linda Lilie

6/11, quarta, 8h30, 10h, 13h30 e 15h, Praça de Convivência. 80 lugares

Para crianças a partir de 3 anos. Com Cia. Giralua de Artes.

Contos Aventurosos para Pequeninos

7/11, quinta, 8h30, 10h, 13h30 e 15h. Praça de Convivência. 80 lugares

Para crianças a partir de 3 anos. Com Cia. Giralua de Artes.

Lendas e Contos do Mundo

8/11, sexta, 8h30, 10h. Jardinaria. 50 lugares.

13/11, quarta, 8h30, 10h. Jardinaria. 50 lugares.

14/11, quinta, 8h30, 10h, 13h30 e 15h. Jardinaria. 50 lugares.

Para crianças a partir de 03 anos. Com Lara Grossi.

A linda história de amor da Jovem Bela Flor e a Horrenda Criatura

12/11, terça, 8h30, 10h, 13h30 e 15h. Praça de Convivência. 120 lugares.

Para crianças a partir de 4 anos. Com a Cia. Chafariz.

História de Um Boneco Pinóquio

8/11, sexta, 14h. Auditório. 165 lugares.

Para crianças a partir de 5 anos. Com a Cia. Atos & Cenas

Memória das Estrelas

13/11, quarta, 14h. Auditório. 165 lugares.

Para crianças a partir de 5 anos. Com Cia. Giralua de Artes.

O Sapato que Sabia Andar

13/11, quarta e 14/11, quinta, 20h. Auditório. Gratuito. 165 lugares.

Espetáculo juvenil para adolescentes e jovens a partir de 14 anos. Com Cia. Mariza Basso Formas Animadas.

Cineminha

5 a 8, 12 a 13/11, terça a sexta, 8h30. Auditório. Gratuito. 165 lugares.

Sessão de cinema para crianças.

A Marcha dos Pinguins

5 e 12/11, terça. 85 min.

Documentário épico sobre um grupo de pingüins que viaja milhares de quilômetros pelo traiçoeiro gelo flutuante da Antártica, numa heróica batalha pela sobrevivência.

Up! Altas Aventuras

6 e 13/11, quarta.  99 min.

Ranzinza e rabugento, o protagonista Carl se torna o oposto daquilo que esperava para si. Querendo apenas passar o resto de seus dias na casa em que viveu com a amada, ele é surpreendido por um empreendimento imobiliário que quer derrubar a residência. Para não acabar em um asilo, e sem nada a perder, Carl amarra milhares de balões na casa, que sai voando para que ele, enfim, viva Altas Aventuras. Porém, o homem não contava com Russell, um escoteiro que estava escondido por lá. Apegado à modernidade e precisando ajudar algum idoso para ganhar uma medalha, o menino mudará a forma de Carl enxergar o mundo.

O pequeno Nicolau

7/11, quinta. 99 min.

Nicolau (Maxime Godart) leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte um bocado. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre nas histórias do pequeno Poucet, de Perrault.

As aventuras de Azur e Asmar

8/11, sexta. 96 min.

Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Azur é loiro e tem olhos azuis, além de ser filho de um nobre. Já Asmar tem olhos e cabelos pretos, sendo filho de Jenane, ama-de-leite que cuida de Azur. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.

Oficina

Oficina da Palavra

12/11, terça, 19h30. Sala de Uso Múltiplo 2. 30 vagas. Gratuito.

Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Oficina para educadores e amantes da escrita com o objetivo de desenvolver a escrita literária.

Serviço

O Sesc Bauru fica na avenida. Aureliano Cardia.Telefones para agendamento: (14) 3235-1790 e 3235-1793.

 

Comentários

Comentários