Renan Casal |
|
Lucimara (sozinha, acima) estará com as amigas Silvana, Tatiana, Simone e Patrícia para celebrar amizade de 25 anos |
“Amigo não é só aquele que diz: vá em frente! É também aquele que diz: vou contigo”. Essa é apenas uma das frases que resume o que significa uma amizade fiel e verdadeira. E Tatiana Abel, Simone Viana, Patrícia Gomes, Lucimara Freitas e Silvana Camargo entendem muito bem desse sentimento. Elas acabam de completar 25 anos de amizade ininterrupta e, para comemorar a data, decidiram fazer uma festa à fantasia em um bufê (leia mais abaixo).
Com tanta violência e desamor, encontrar laços tão fortes que ultrapassam os limites de sangue é difícil hoje. “Um dia eu e a Lucimara estávamos conversando e ela me perguntou: há quanto tempo somos amigas? Eu respondi: 25 anos. Ficamos surpresas quando fizemos a conta e então decidimos fazer a festa”, contou a auxiliar de dentista Tatiana Abel de Brito, 37 anos.
E foi assim que as amigas contabilizaram os anos de amizade e resolveram comemorar em grande estilo. Tudo começou em novembro de 1988, quando Tatiane tinha apenas 12 anos de idade. Ela se mudou da casa onde morava para o Santa Luzia e logo conheceu Lucimara, que morava no mesmo bairro.
“Nós estudávamos na Escola Estadual João Maringoni. A Lucimara já era amiga da Simone, que conhecia a Patrícia”, disse, Tatiana aos risos. “Logo depois a Silvana também se mudou para a rua, então começamos a nos aproximar, a programar passeios juntas”, complementou Tati.
Brigas?
Em tantos anos de amizade, as meninas não se recordam de um único momento de briga entre elas. Diferentemente dos homens, no universo feminino, muitas vezes, rola uma invejinha, uma fofoca ali, uma briguinha aqui, seja porque a amiga falou mal do cabelo, ou até mesmo porque paquerou o mesmo pretendente.
“Eu me lembro de umas briguinhas porque uma emprestava uma roupa da outra e não devolvia”, disse Patrícia Gomes. “Acho que já brigamos também por algum paquerinha”, complementou Simone, no mesmo momento em que todas gargalhavam.
A festa
A festa de bodas de prata será à fantasia e acontecerá hoje, às 20h, em um bufê infantil de Bauru. Para o cardápio, nada de especial, mas para o som haverá muitas músicas das décadas de 80 e 90 escolhidas pelas próprias amigas.
As fantasias escolhidas por Tatiana, Simone, Patrícia, Lucimara e Silvana são, respectivamente, de policial, pirata, Rapunzel, Rainha de Copas e anos 60. Como lembrança do encontro, que reunirá 40 pessoas, as amigas darão como lembrança um calendário 2014 com a foto do grupo.
Projeto Bauru nas Alturas premia alunos neste sábado
Encerrados os voos, o Bauru nas Alturas reúne hoje, às 9h30, no Aeroclube, os 144 alunos participantes para a premiação com um exemplar do livro confeccionado com as redações vencedoras, critério de seleção para participação do projeto. Ontem foi realizado o último voo da primeira edição, com os alunos das escolas Thereza Tarzia-Irmã Rosamaria Tarzia (Núcleo Nobuji Nagasawa) e Waldomiro Fantini (Pq. Santa Cândida/Leão XIII).
O sucesso da iniciativa superou a expectativa dos próprios organizadores, que querem não só manter o projeto em 2014, mas ampliar a quantidade de alunos participantes.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Bauru em parceria com o Aeroclube, com patrocínios das empresas Supermercados Tauste, Unimed e Simão Concessionária.
O Bauru nas Alturas consiste em voos panorâmicos, com duração de meia hora sobre Bauru.
Momentos
As adolescentes cresceram e foram tomando rumos diferentes, mas mesmo assim nunca deixaram que nada nem ninguém abalasse a amizade, o amor e a fidelidade entre elas.
Dentre os momentos mais especiais que ficaram na memória, um é unânime: a tradicional Festa da Casa da Tati. O evento nada mais era do que uma gostosa reunião entre os amigos mais próximos da escola.
“O pessoal fazia as festas na minha casa, meus pais nunca brigaram, sempre apoiavam. Era muito legal. Como o meu irmão tinha jogos de luz, uma vez até usamos para fazer a festa”, comentou Tatiana. “Era muito legal, havia tantas pessoas que ficava gente até na calçada”, acrescentou Patrícia.
Os casamentos de Simone, Tatiana, Silvana e Patrícia não impediram os encontros entre as amigas. A união só aumentou, agora com os filhos, que também são amigos. Simone tem Emmanuelle, de 18 anos, Tati tem o Victor, de 9 anos, Silvana tem o Kauê, de 7 anos, e Patrícia tem o Érick, de 3 anos.
E foi por isso que elas decidiram fazer a festa no bufê infantil: para as crianças ficarem bem à vontade.