Por sua contribuição para o aprimoramento das técnicas para garantir a saúde do homem, o médico urologista bauruense Aguinaldo Nardi recebeu o título de membro honorário da Associação Americana de Urologia (American Urological Association-AUA), considerada a maior entidade que atua na área em todo o mundo. Com 120 anos de existência, a AUA só concedeu a honraria a 106 urologistas. No Brasil, Nardi foi o segundo profissional nesta especialidade a se tornar membro honorário da associação.
O título foi concedido durante o Congresso Brasileiro de Urologia, realizado em novembro passado em Natal (RN), em que estiveram presentes 12 membros da diretoria da AUA. “Trata-se de uma deferência muito especial e fiquei bastante satisfeito”, comenta o médico, que nasceu em Bauru e atua como urologista na cidade há quase 30 anos.
Ele explica que recebeu o título por conta do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos como presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). “Desenvolvemos vários projetos em conjunto com a AUA, sendo um dos mais importantes o intercâmbio entre médicos norte-americanos e brasileiros”, observa.
Embora os contatos com a AUA já viessem sendo estabelecidos há algum tempo, foram nos últimos dois anos que a relação de parceria se solidificou.
Segundo Nardi, a cada semestre, quatro urologistas norte-americanos são enviados para o Brasil e quatro brasileiros vão para os Estados Unidos para trabalhar em hospitais e participar de discussões de artigos científicos e desenvolver aulas para serem ministradas dentro dos serviços em que atuam.
“O intercâmbio dura 30 dias e, por enquanto, estes médicos têm sido recebidos em São Paulo. A preocupação não é apenas em oferecer aperfeiçoamento técnico, mas também apresentar a realidade econômica e social do País para estes profissionais”, completa o médico.
Melhores momentos
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e a Associação Americana de Urologia (AUA, na sigla em inglês) também promovem intercâmbios para os médicos residentes em urologia, com atividades diversas. Outra atividade, conforme cita Aguinaldo Nardi, é a oferta de cursos de urologistas educação continuada com professores norte-americanos, que os urologistas brasileiros podem realizar por meio da internet.
Também nos últimos dois anos, a Sociedade Brasileira de Urologia instituiu um evento para trazer para o País os melhores momentos (Highlights) do Congresso Americano de Urologia, realizado anualmente. Além do Brasil, apenas o Japão e a Índia realizam o evento.
“É uma forma de permitir que os urologistas que não puderam ir aos Estados Unidos tenham acesso as discussões do congresso. E quem elege o que há de mais importante para integrar os Highlights é a própria AUA”, ressalta. Assim como o congresso brasileiro, os melhores momentos são realizados em diferentes cidades brasileiras, uma vez ao ano.
Além da aproximação com a associação americana, Nardi destaca que outros projetos foram desenvolvidos em conjunto com sociedades médicas de países da América do Sul. Para o urologista, são parcerias que contribuem para o aperfeiçoamento profissional dos médicos e, por consequência, das formas de prevenção e tratamento dos pacientes.
“Com isso, conseguimos ampliar os horizontes e trazer avanços à urologia brasileira”, comemora.