|
Quem nunca perdeu o ônibus circular, mesmo sabendo a hora de sua saída do ponto inicial? Pesquisa contratada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) mostra que 53% dos usuários do transporte público já consultam horários pela Internet. Em breve, eles poderão também acompanhar, em tempo real, a localização exata dos veículos.
O sistema – chamado ITS - foi desenvolvido pela Transdata Smart, empresa de Campinas contratada pela Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Bauru (Transurb).
A expectativa é de que o serviço – em fase de testes - esteja disponível à população entre o final de janeiro e fevereiro, segundo anúncio do prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) em entrevista coletiva sobre as perspectivas do governo em 2014.
Seja pelo computador ou por smartphones com o sistema operacional Android, os usuários terão ferramentas para visualizar no mapa a localização exata dos ônibus em todas as linhas do transporte coletivo, acompanhando, inclusive, a movimentação dos veículos em tempo real. O acesso será possível por meio dos sites da Transurb e da Emdurb.
Além disso, será possível visualizar a localização de todos os pontos de parada das linhas do transporte coletivo urbano. Clicando sobre cada um deles, os usuários saberão o tempo médio estimado para a chegada do próximo veículo no local desejado.
Atualmente, no site da Transurb é possível verificar apenas os horários das partidas nos pontos iniciais, além de visualizar o trajeto de cada uma das linhas, mas sem as indicações sobre pontos de parada.
João Rosan |
|
Lança: pelo celular, será possível buscar melhores linhas |
Arquiteto da Emdurb, João Lança explica que boa parte das reclamações sobre o serviço do transporte público em Bauru é resultado da desinformação sobre linhas e horários.
Pesquisa qualitativa encomendada pelo órgão indica que 9,6% dos usuários não dispõem de qualquer dado referente ao funcionamento do serviço e se desloca aos pontos de ônibus para esperar que o primeiro veículo passe pelo local.
Outro instrumento digital que facilitará a vida do usuário do transporte público é a inclusão de Bauru no Google Transit. Do celular ou do computador, acessando a página do sistema, será possível buscar o melhor caminho para se chegar ao local desejado.
O usuário precisará apenas digitar o local em que está e para o qual deseja ir. O site disponibilizará várias opções, pontuando os trajetos a pé até o ponto de parada de ônibus mais indicado, além das linhas do sistema possíveis.
O sistema permitirá ainda que os usuários filtrem a busca por trajetos, escolhendo, por exemplo, se desejam evitar caminhadas mais longas ou baldeações com integração.
“Vai ser muito bom para quem precisa fazer um trajeto que está fora da rotina. Além disso, muitas pessoas reclamam quando vão a um ponto de ônibus e passam poucos veículos. Em muitos casos, se elas andassem 100 ou 200 metros a mais, chegariam a outro ponto de parada onde circula um número muito maior de linhas. O Google Transit será excelente para sanar esse tipo de problema”, alega.
O levantamento das informações para o funcionamento do sistema foi feito pela Emdurb. Já a programação desses dados foi viabilizar por uma parceria junto à Universidade Estadual Paulista (Unesp).
“Mandamos a última carga em novembro e aguardamos o retorno do Google. São muitos detalhes e tudo precisa sair perfeito. Precisa ser liberado quando estiver 100%”.
Serviço
Site da Transurb:
www.transurbbauru.com.br
Site da Emdurb:
www.emdurb.com.br
Página no Facebook da Emdurb:
https://www.facebook.com/setemdurb.emdurbbauru?ref=ts&fref=ts
Bauru é a 8ª cidade do País a aderir ao Moovit
Enquanto o monitoramento em tempo real dos ônibus circulares não chega à população, os usuários do transporte coletivo já podem baixar em seus smartphones o aplicativo Moovit, a rede social dirigida exclusivamente ao serviço e semelhante com o já disseminado Waze, popular entre os motoristas de automóveis.
O Moovit foi desenvolvido por uma empresa israelense e, no País, só funciona em sete cidades, todas capitais, com exceção de Itajaí (SC). Bauru é a oitava cidade brasileira a aderir ao APP, que já funciona em caráter experimental.
“Ele pode ser baixado gratuitamente nos celulares que operam com o Adroid ou com o IOS [sistema operacional da Apple]. Para a gente, é ótimo que as pessoas baixem e comecem a usar, fuçando mesmo. O sistema ainda pode apresentar falhas, que serão corrigidas justamente com a ajuda dos usuários”, observa o arquiteto João Felipe Lança.
O aplicativo apresenta opções de rotas, linhas e itinerários do transporte coletivo, bem como indica os horários estimados para a passagem dos ônibus em cada um dos pontos de parada, sem contar, no entanto, com o dispositivo do tempo real.
“O mais legal é que o usuário pode escrever para o Moovit caso a opção indicada não seja a melhor, inclusive sugerindo outras”, explica Lança. Além disso, o aplicativo permite que os usuários avaliem o motorista, a limpeza e a lotação dos veículos. “Tem outros itens extras, como acessibilidade e conforto. Essas informações chegam a outros usuários que podem precisar tomar o mesmo ônibus. É isso o que garante o caráter de rede social do Moovit. O mais legal é que textos livres também são aceitos e a Emdurb vai poder monitorar tudo isso.”
GPS
Além da tecnologia que será benéfica a toda a população, as empresas que operam o sistema de transporte coletivo de Bauru já investem para melhorar o fluxo diante da demanda crescente.
Ao longo dos últimos meses de 2013, aparelhos da empresa Transdata – fornecedora de tecnologia eletrônica – foram implantados em todos 238 veículos da frota da Transurb. O novo sistema, que envia os dados às Centrais de Controle Operacional (CCOs), instaladas nas garagens das empresas Grande Bauru, Baurutrans e Cidade Sem Limites, permite a visualização em tempo real do movimento da frota, através de GPS.
O monitoramento é 24 horas, e nos CCOs os operadores visualizam o mapa da cidade com as linhas e o deslocamento dos ônibus, com a necessidade de eventuais ajustes sendo resolvida de imediato. Para que o serviço, incialmente restrito à Transurb, fosse estendido parcialmente aos usuários do transporte coletivo, a velocidade da conexão de Internet contratada pelas empresas foi aumentada em 150%.
Remodelagem
Paralelamente ao novo sistema, o transporte coletivo de Bauru vai passar por uma remodelagem em 2014. Um estudo feito por empresa terceirizada deve ser entregue à Emdurb no dia 9 de janeiro, apontando quais mudanças serão necessárias.
Diante dos aspectos indicados é que as alterações serão executadas em linhas, horários e itinerários, tendo em vista o crescimento da cidade nos últimos anos, com a criação de novos conjuntos habitacionais e pontos de demanda de passageiros.