Basta dar uma volta pelos bairros para notar suas principais características e os costumes de seus moradores. O esporte é um destes elementos. O Geisel, por exemplo, é o bairro dos “basqueteiros”, fama gerada pela quadra presente no bosque daquela região, espaço apelidado de “Bronx bauruense”. Você já parou para pensar sobre qual é o destaque esportivo do seu bairro?
Quem passa pela região da Vila Santista, principalmente no fim da tarde, certamente pode apontar o skatismo como a prática mais evidente.
A Praça Kasatu Maru, no Jardim Eugênia, é a prova disso. Diariamente, dezenas e dezenas de crianças, adolescentes e adultos se reúnem para compartilhar uma paixão: o skate. Com manobras mais ousadas ou ainda iniciantes, eles mostram que a diversão é o principal elemento desse esporte radical.
A praça foi construída no bairro em 2009 em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Adotada pelos skatistas, ficou conhecida como a praça deles (dos skatistas).
Os adolescentes Vinícius Guintter e Jhonatan Vinícius de Paula Alonso iniciaram a prática esportiva juntos há cerca de nove meses. Apesar de iniciantes, eles arriscam algumas manobras e já participaram de competições.
“A ideia é chegar ao profissionalismo. Queremos melhorar mais e mais a cada dia. Muitos frequentadores da praça são profissionais e se destacam em competições”, narra Vinícius.
Jhonatan lembra que era sedentário e adotou o skate como o seu esporte. “É uma adrenalina, modo de vida e lazer. Mas tem que gostar, sabe. E ter equilíbrio também. Mas a força de vontade é o principal para aprender as técnicas”.
Pista
No início de agosto, Bauru ganhou a sua primeira pista de skate. Com tablado de concreto e área de obstáculo contendo mureta, rampa fixa e corrimão de metal, foi construída na praça José Jorge Tamião, na Vila São Francisco, também na região da Vila Santista.
Conforme o JC publicou na ocasião, incluindo investimentos com calçada, grama e urbanismo da praça, que também foi reformada, foram gastos aproximadamente R$ 400 mil na obra.
Na inauguração, o prefeito Rodrigo Agostinho comentou que pretende levar o modelo para outras regiões da cidade, como o Mary Dota, que já tem uma área definida.
“Nós gostamos porque permite manobras que não podem ser feitas em outros lugares. Como a praça José Jorge Tamião fica pertinho da Kasatu Maru, ficamos um pouco lá e um pouco cá”, disse Vinícius, na Kasatu Maru.
Atletismo
Inaugurado em 2012, no estádio Antônio Milagre Filho (Milagrão), no Jardim Prudência, o Centro de Atletismo de Bauru “Alcides dos Santos Gonçalves” foi considerado a grande obra dos Jogos Abertos, aqui sediados. A pista de atletismo conta com 7.325 metros quadrados e oito raias. O investimento total foi de R$ 4.525.387,53.
Hoje, segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o Centro de Atletismo é utilizado para o treinamento de atletas de alto rendimento, um projeto desenvolvido em parceria com a Zopone, que também desenvolve no campo do Oriente a formação para base da modalidade. A pista do Centro de Atletismo também é utilizada pela população para caminhadas.