O ano de 2014 vai ficar para a história do Bauru Tênis Clube (BTC). No último final de semana, os tenistas Roger Guedes e André Cury conquistaram três títulos no Sul-Americano da Federação Internacional de Tênis (ITF), na cidade de Brasília (DF), e fecharam o ano com chave de ouro.
Primeiro André venceu a categoria de 35 a 39 anos. Já o experiente Roger Guedes, conseguiu o primeiro lugar na categoria 60 anos e ainda levou título nas duplas, ao lado de Paulo Lima, de Porto Alegre.
Com o resultado em Brasília, André Cury retomou o posto de número 1 do mundo em sua faixa etária entre os Sêniors, no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Desta maneira, o BTC tem dois tenistas ocupando o posto de melhor do mundo em diferentes categorias, uma vez que Roger terminou o ano de 2014 com onze vitórias em campeonatos e se manteve na liderança da ITF categoria 60 anos. Além disso, com o título nas duplas, Guedes também assumiu o posto número 1 do mundo no ranking de duplas.
Caminho
Para se sagrar campeão de simples em sua categoria, Roger Guedes venceu, de virada, o brasileiro João Soares por 2 sets a 1 com parciais de 5/7, 6/4 e 6/1. Já nas duplas, junto com o gaúcho Paulo Lima, derrotou os chilenos Rafael Bustos e Ricardo Gruebler, por 2 sets a 0, parciais 6/1 e 6/2
Na outra final de simples, André Cury bateu Antônio Amaro Filho, também do Brasil, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.
Além de Roger e André, outros tenistas do BTC também participaram da competição sul-americana. Robson Bueno conseguiu chegar até as semifinais, enquanto André Moron e Henrique Vanderlei pararam nas quartas do torneio.
De volta
André Cury só tem a comemorar. Com o terceiro título internacional conquistado apenas neste ano e com a derrota do argentino Barman na semifinal do torneio sul-americano, realizado em Brasília, o betecista voltou a ocupar o topo do ranking mundial da ITF em sua categoria - ele já havia sido número 1 em 2013 e no início deste ano.
“Foi um ano difícil, cheio de lesões e superações. Não conquistamos medalha nos Jogos Abertos porque me machuquei quando ganhava a disputa pelo bronze, mas agora consegui dar a volta por cima, ganhar mais um título de nível internacional e voltar ao topo do ranking”, diz André, que descansa nas próximas semanas, mas depois já se prepara para o Mundial da Turquia de Sêniors, que acontece em março de 2015.
Especial
Para o tenista Roger Guedes, 2014 também teve um gosto mais do que especial. O betecista venceu todos os onze campeonatos em que disputou este ano e deste número total, cinco foram na Europa.
Um dos mais importantes da temporada, o Mundial de Antalya, na Turquia, vencido no final de outubro, fez com que Roger conquistasse o título inédito de campeão do mundo e assumisse a posição de primeiro lugar do ranking da categoria.
Além disso, o tenista bateu o recorde de invencibilidade da ITF com a impressionante marca de 46 vitórias seguidas em 46 jogos em 2014. “Com certeza foi um ano espetacular para mim e eu estou muito feliz de conquistar tantas coisas de forma consecutiva”, comemora Roger Guedes.