Internacional

Morre Per-Ingvar Branemark, 85 anos, 'pai' da osseointegração que morou em Bauru

Ana Borges e Tisa Moraes
| Tempo de leitura: 1 min

Ele, que já estava doente há alguns meses, faleceu sábado em Gotemburgo, na Suécia. Não houve confirmação da causa da morte. 

Per-Ingvar Branemark consolidou seu nome mundialmente na área da odontologia, após descobrir a osseointegração, reabilitando pacientes que perderam os dentes ou parte da face em razão de má-formação e mutilações decorrentes de acidentes ou doenças como o câncer. 

 

Professor Branemark chegou a residir em Bauru na década de 90, quando estreitou laços com o Centrinho (USP). E também em 2005, quando implantou o Instituto Brånemark, instalado na quadra 27 da avenida Nações Unidas.

 

Recebendo recursos internacionais, o foco do instituto ultrapassa a área da pesquisa e também presta atendimento social, propiciando alguns tratamentos de alto custo de forma gratuita para pacientes carentes. Em 2015, a pesquisa sobre ossointegração, a grande descoberta de Branemark, irá completar 50 anos. 

 

Instituto 

O P-I Branemark Institute Bauru é uma associação sem fins lucrativos, inaugurada em setembro de 2005 e mantida por recursos tanto de doações nacionais quanto internacionais. As doações serão a base principal do Instituto para que 80% dos pacientes possam ser atendidos sem custos - este foi um requisito para que a Prefeitura de Bauru concedesse o terreno, onde foi construído o prédio da entidade.

 

Leia a matéria completa com toda a trajetória de Brånemark na edição impressa do JC desta segunda-feira (21)

Comentários

Comentários