Quioshi Goto/Arquivo |
|
Realizada há mais de seis décadas em Bauru, a festa se tornou sinônimo de confraternização |
O Undokai consegue aproximar brasileiros e nipônicos de todas as idades. Em Bauru, o evento esportivo “caiu no gosto” do povo, uma vez que já possui 64 anos de história. Marcada para o próximo dia 26, a organização da iniciativa espera reunir 3 mil pessoas no Recinto Tenri. O público terá a oportunidade de participar de até 30 modalidades de gincanas.
Criado no Japão, o Undokai ocorre sempre em abril em homenagem ao aniversário do imperador Hirohito, que ficou no poder por mais de meio século. É o que explica o presidente do Clube Cultural Nipo-Brasileiro de Bauru, Mutsumi Yanaba. Ele acrescenta que haverá também apresentações culturais e comida típica.
“Em Bauru, nós promovemos a grande festa há 64 anos para divulgar a cultura japonesa e integrar todas as gerações através de brincadeiras, que premiarão todos os participantes, independentemente de vencerem as competições”, ressalta o vice-presidente da entidade, Tetuo Itikawa.
O presidente do Nipo de Bauru frisa que o Undokai não é só para os japoneses. Ao longo da história, a inocência das gincanas, a força dos tambores do taikô, a tradição da dança folclórica japonesa e o tempero especial da comida caíram no gosto daqueles que não têm qualquer vínculo com o Japão.
Alex Mita |
|
Tetuo Itikawa, vice-presidente do Clube Nipo-Brasileiro de Bauru, e Mutsumi Yanaba, presidente |
Piquenique
Ao longo do tempo, o Undokai mudou. Os olhos do vice-presidente do Clube Cultural Nipo-Brasileiro, Tetuo Itikawa, chegam a brilhar ao se lembrar das gincanas da época. “Muitas famílias passavam dias preparando os pratos para levar até o Undokai”, narra. “Nós trocávamos os pratos, era muito divertido”, informa.
Agora, as barracas de comida tomaram conta do evento. Além de vender pratos japoneses, elas oferecem delícias tipicamente brasileiras, como espetinho e pastel.
Serviço
A 64.ª edição do Undokai está marcada para o dia 26 de abril deste ano, das 9h às 17h, no Recanto Tenri, localizado na avenida Castelo Branco, 36-36, na região da Vila Ipiranga, em Bauru. Nada será cobrado para entrar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3223-2845.