Cultura

Vera Holtz encarna Eny Cezarino

Dulce Kernbeis
| Tempo de leitura: 2 min

 Divulgação

Vera Holtz em recente evento, em Sampa, no qual foi feita uma apresentação/leitura da obra

“Eny e o grande bordel brasileiro” terá um lançamento digno da sua personagem principal: Eny Cezarino. Na companhia do escritor da obra, Lucius de Mello, o evento marcado para esta segunda-feira (1), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, começa com a performance da atriz Vera Holtz dirigida por Rodolfo Vázquez, do grupo teatral Os Satyros.


Depois da apresentação/leitura dramática haverá bate-papo com Serginho Chulapa, Ciro Batelli e Guga de Oliveira, diretor de tevê e irmão do Boni, ex-todo poderoso da Rede Globo, todos frequentadores ilustres do bordel bauruense que recebia de presidentes da república a empresários e fazendeiros.  


A obra Eny ganha novas páginas, disponíveis em duas versões, uma impressa e outra em formato e-book, ambas da Editora Planeta. Na primeira, destaque para dois contos inéditos e fotos que foram acrescidos ao livro; já na versão online, além desses dois novos relatos, outros 10 contos inéditos revelam histórias pitorescas vividas por personagens inusitados e curiosos.


Quase parentes


“Eny era leal, extraordinária. Nos tornamos amigos íntimos, quase parentes!”, relata o goleador Serginho Chulapa, que na época era um dos principais centroavantes do Brasil, no São Paulo Futebol Clube, e também líder de um grupo de pagode.  


Antes de ser o Mr. Vegas, responsável pelas noites mais badaladas da Cidade do Jogo, o empresário Ciro Batelli, o “Vóiz”, era um jovem estudante de direito que, ao contrário dos outros homens, frequentava o bordel mais para ganhar do que para gastar dinheiro. Ciro morava em São Paulo e, pelo menos duas vezes ao mês, revendia lingeries, perfumes e estojos de maquiagem importados que ele mesmo comprava no Paraguai e ia até Bauru mostrar as novidades. Uma delas fez tanto sucesso que tirou a Eny do sério: um portátil ventilador a pilha. Essa é uma entre várias histórias relembradas por Ciro Batelli


Janete Clair batia todos os recordes de audiência com a novela O Astro, na Globo, enquanto na TV Tupi, O Profeta rivalizava. E foi numa noite dessas, com o bordel inteiro parado em frente à televisão, que a trupe de Carlos Augusto de Oliveira, mais conhecido como Guga de Oliveira, chegou.  


Naquela época, o irmão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, acabara de receber convite para ser diretor de programação da TV Tupi. Seria a comemoração? Enfim,  Guga, Ciro e Serginho são só alguns dos personagens que deram a fama de “mais famoso bordel brasileiro” à casa de Eny Cezarino e trarão à tona seus relatos pitorescos. (Com assessoria)

Comentários

Comentários