Tribuna do Leitor

Bauru, capital da terra branca

Elton Gobbi - Presidente da Juventude do PPS
| Tempo de leitura: 2 min

Em 1 de agosto de 1896, Bauru deixa de ser vilarejo e passa a ser município. Nove anos depois, em 1905 é feita a ligação entre Bauru e São Paulo pela Estrada de Ferro Sorocabana, começando, assim, uma nova etapa em nossa cidade e abrindo portas para seu crescimento, chegando nas próximas décadas migrantes e imigrantes em busca de crescimento e valorização, trazendo em seu futuro reconhecimento a essa cidade, que amo tanto, e sempre os acolheu de braços abertos.


Entre tantas figuras ilustres, tivemos Pelé (o rei do futebol), um orgulho aos bauruenses, pois foi atleta do BAC; no teatro o grande Mauro Rasi e também Edson Celulari; o Zimbo Trio liderado por Hamilton; muitos nomes como o jornalista Amaury Soares e pela Revista sétima Arte o Adilson Laranjeira; Reali Junior, nossa, tanta gente, não dá para falar de todos, mas uma figura, que tive o prazer de conhecer em 2008, o saudoso e grande arquiteto Jurandir Bueno Filho; como deixar de fora o sanduíche mais famoso do Brasil, o nosso Bauru, criado pelo bauruense Casimiro Pinto Neto, em 1934, no bar Ponto Chic, em São Paulo, Capital.


Não posso deixar de fora a família do meu coração, a família Gobbi, imigrantes italianos e migrantes de Jaú para Bauru, foram pioneiros taxistas em nossa cidade.


Os irmãos Elvio Gobbi (meu vô Lelo), Bernardino Gobbi e Guerino Gobbi, onde ficavam com seus Fords na praça Ruy Barbosa. No ano de 1950, meu pai, Elvio Gobbi Filho ganhava o concurso de a mais bela voz colegial, que o levou a disputar a Voz de Ouro ABC e ganhá-la em 1959, concorrendo 21 Estados. Entre os competidores estava Jair Rodrigues.


Não posso deixar de falar da família Franciscato, onde, em 1927, Ângelo Franciscato com a 1° Jardineira faz o trajeto Piracicaba/Rio Claro, dando início à Viação Expresso de Prata. Já em 1950 com o arrojo e juventude de Alcides Franciscato, leva o Prata a novos patamares como a cidade de São Paulo. Hoje, o Prata com 88 anos de existência se torna essa potência de nossa cidade. Alcides, sendo tão arrojado foi eleito nas décadas de 60 e 70, prefeito e deputado federal, se tornando um grande nome de nossa cidade.


Não posso deixar de parabenizar o JC, por seus 48 anos, levando a notícia até as nossas casas. Parabéns, Renatão, toda direção, colaboradores, pelo excelente trabalho prestado à nossa cidade, que este seja um ano especial a todos nós.


Parabéns, Rodrigo, pelo trabalho e dedicação à nossa cidade, como vereador e agora como prefeito. “Parabéns à nossa Bauru, que, através destes e muitos mais, se tornou a Cidade Sem Limites”, 119 anos, que comece a festa.

Comentários

Comentários