| Reprodução |
![]() |
| Mulher Maravilha no imaginário representa a mulher perfeita! |
Eis a resposta do homem quando perguntaram: como consegues ser elegante!
Na lembrança, me deixo levar pela juvenil alegria de acreditar na plenitude do amor de alguém a você! O coração palpita, as costelas parecem não conter o batimento ao inflar o peito. O abraço dura uma vida inteira, o aperto parece fundir e o roçar sutil induz um orgasmo magnético no frenesi de íons e proteínas inquietas. Me sinto no caos absoluto que fez o universo surgir do nada. Ah! como já adorei curtir o big bem, o expandir do mundo e o doce veneno do amar incondicional! Veneno mortal, tal qual cicuta que Sócrates experimentou e se foi.
A maturidade vem acompanhada de um amargor e perda da doçura, ainda que venenosa, na entrega irresponsável de seu corpo e alma para um outro ser. Parece que os anjos perdem para os capetinhas ao dizer no seu ouvido a te convencer: ... cuidado, você vai se machucar! – Lembre-se, você já se deu mal! - Não entregue o comando, não se passe de perdidamente apaixonado, você vai se machucar, foi sempre assim! Malditos capetinhas!
Depois de ainda deixar meus olhos marejar, tento me estupidamente consolar: tem chocolate amargo, Campari é amargo e também gosto de jiló com cerveja. O amargor da maturidade também deve ter algo bom: curtamos!
Sempre quis ser o super herói de uma mulher que voasse comigo. Ah!!!!! Mulher Maravilha como já te procurei, como já, fantasiado de super-homem dentro de aviões, voei por estes céus tentando te achar. Até mandar um whats app para seu criador pedindo seu paradeiro eu tentei. No facebook não te achei, no instagram você não está! Na madrugada, lá do alto, inspeciono o céu, checo os pontos cardiais e digo: - hoje ela não veio, quem sabe amanhã, vou me deitar!
Faça um rasante em frente do meu apartamento, jogue um bilhetinho. Se quiser mande um recado pela rede, mas se preferir repouse uns minutos na rede de minha varanda! Está lá estendida, limpinha e cheirosa a te esperar. Até ensinei minha linda cachorrinha a não latir pra você, mostrei para ela a diferença entre você e um helicóptero, um balão e objetos voadores que insistem em rodear os ares que me cercam no dia a dia! Xô fantasminhas. Continuo a te esperar. No fundo de minha alma, não conte pra ninguém, tem uma velinha pequenina na escuridão de esperança que um dia eu ainda te encontrarei e acabaremos com toda esta crônica tristeza de tentar e fracassar!
Meu pai não me disse muitas coisas, não tinha palavras elaboradas em frases continuadas na ponta da língua, mas seus olhares, postura e condutas me inspiram até hoje. Ele dizia, e tenho certeza que queria me dizer nos encontros da vida, que ame, procure ser feliz, viva intensamente, mas querido filho terás as melhores camisas e ternos, as gravatas mais lindas sobre a pele macia e sedosa do peito, só que dentro dele ficarão hematomas, edemas e rupturas de fibras neurais e cardíacas. Parceiros serão o amor da paixão e a dor no coração.
Filho: tenhas a fibra de um forte e na boca o sorriso de um vencedor, mesmo que uma máquina de moer carne trabalhe dentro de você auto processando o tempo todo. Ohhh !!!! pai, mas dói e isto você não me avisou. Até hoje ninguém sabe porque eu chorava tanto ao lado do seu corpo. Sem você calaram-se as fontes de inspiração, apagou-se o brilho das condutas, os movimentos e o magnetismo da bondade a derramarem sobre mim. Eu sei que tu me olhas, perdoas, eu não sou tão forte quanto você, mas estou tentando!
A ciência me explica quase tudo. Até que o amor é induzido pela oxitocina, que o prazer tem testosterona na veia e que o prazer tem umedecimento químico do cérebro, mas não consegue me tirar a vontade juvenil de ser pleno nesta terra. Dizem que na terra somos um planeta de provas e expiação. Tinha me esquecido disto e este deve ser meu carma: ser carente de dopamina. Então, que venha a emoção.
Esqueça querida razão, venha e me coloque sua camisa de força. Vou deixar tudo pra lá, eu preciso continuar a viver, vista-me! Cada dor vira uma medalha cravada no peito e a elegância me faz equilibrá-las!
Quem ouviu o homem explicar por que é elegante apenas sussurrou boquiaberto: - nunca tinha pensado nisto! Mas o poeta pensa, e sente-se, assim! O homem era um poeta!
OBSERVATÓRIO
Melhor – A presença de 0,25 a 1,5% de erva-mate na alimentação de 50 bovinos nelore melhorou o sabor, maciez e qualidade molecular da carne em pesquisa liderada por Daniel R. Cardoso na Usp de São Carlos e Embrapa Pecuária Sudeste e financiada pela Fapesp e Fundação de Inovação da Dinamarca. Os efeitos foram qualitativos e não se notou diferenças quanto ao crescimento e quantidade da carne nos animais.
Gravidez – O Conselho Federal de Medicina aboliu o teto de 50 anos para mulheres se engravidarem pelas técnicas de reprodução assistida, inclusive a barriga de aluguel. Agora o médico pode induzir a mulher com mais de 50 a engravidar, desde que ambos assumam os riscos como a hipertensão e diabetes e não mais precisam pedir autorização especial aos Conselhos Regionais de Medicina, como era o protocolo desde 2013.
Alberto Consolaro é professor titular da USP - Bauru. Escreve todas as segundas-feiras no JC.
Comunique-se
Email: consolaro@uol.com.br
