Tribuna do Leitor

Jesus expulsa os vendilhões do templo

Maria Alba e Braz Kiatake
| Tempo de leitura: 3 min

Apesar dos descalabros que assolam o Brasil e a humanidade, não podemos desanimar e nem perder a esperança porque Jesus caminha conosco e escuta os clamores de Seu povo e, sem demora, no momento oportuno, estará agindo para sanear e  pôr fim a esses desmandos que afligem o povo de Deus. A história é a mestra da vida e nos ensina com a experiência de nossos antepassados, porém, mestra sábia, nem sempre tem alunos dóceis. Nós somos um povo de cabeça dura, que aprendemos com nossos  próprios erros, com as nossas “cabeçadas”. A  História registra e guarda os fatos. Assim, nos primórdios do Cristianismo, ela  confirma que o Criador não dorme, Ele  ouve as lamentações de suas criaturas e se apressa em vir em seu socorro.


Jesus expulsa os vendilhões do templo. Já na Antiguidade, como hoje, os negociantes e suas negociatas profanavam a Casa do Senhor: certa ocasião, ao entrar no Templo de Jerusalém, Jesus  deparou-se com uma cena chocante: o templo estava cheio de animais, comerciantes e  bancas  de moedas. Imediatamente, pegando uma vergasta, Ele próprio foi expulsando esses profanadores . “Jesus entrou no templo e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas, e disse: está escrito nas Escrituras: minha casa será chamada casa de oração. No entanto, vocês fizeram dela uma toca de ladrões”. (Mt 21, 12-13).


Mais recentemente, outro  registro: – ao assumir o seu Pontificado, papa Francisco encontrou os porões do Vaticano tomados pelos corruptos, negociantes das coisas sagradas, um submundo do crime,  gerado pela  impunidade. Seu antecessor, papa Bento XVI, tentou acabar com essa máfia dentro do Vaticano, porém, as forças do mal foram mais fortes e, não aguentando as pressões, ele renunciou.


Por sua vez, encontrando resquícios desse submundo criminoso, corajosamente o papa Francisco tratou de expulsar os vendilhões do templo. Neste caso, mais feliz, papa Francisco foi o instrumento escolhido por Jesus para vergastar e expulsar do templo esses vendilhões. Hoje, ouvindo as lamúrias e os apelos dos brasileiros, Jesus deparou com este Seu  templo – o Brasil,  dominado e profanado pelos vendilhões modernos com suas negociatas, corrupção e barganhas, propinas, fortunas escusas e que tais. De novo, Jesus tratou de vergastar esses profanadores de Seu  templo - o Brasil, desta feita valendo-se dos instrumentos legais: -  institucionais e  constitucionais, através de seus intemeratos e dedicados agentes, agindo dentro dos estritos limites da Lei e do Direito e usando a vergasta de Jesus para os expulsar do templo. Deus ajude que esses traidores da Pátria desapareçam para sempre. Já basta o mal que causaram ao Brasil e aos brasileiros.


De nossa parte, vamos manter acesa  a chama  de nossa fé e da esperança porque Jesus está vivo e vela pelo Brasil e brasileiros e toda a humanidade. Jesus é fiel, apesar das nossas infidelidades. Confiemos na ação  da Providência. Às vezes ela tarda, mas nunca falha. Por último, façamos um exame de consciência e nos perguntemos: se Jesus entrasse hoje em nosso coração, Ele teria que usar a sua vergasta para expulsar quais vendilhões que profanam o Reino de Deus? Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Comentários

Comentários