Cultura

Filme "Sonhos", de Akira Kurosawa, abre mostra gratuita de cinema japonês


| Tempo de leitura: 2 min

Fotos: Divulgação
Cena de “Sonhos”, um “clássico onírico” do aclamado diretor Akira Kurosawa

Cinema japonês: é o que o público verá no Cine Pinacoteca, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), na Casa Ponce Paz (Centro). Para abrir a série, que tem entrada gratuita, um clássico: “Sonhos”, do premiado diretor Akira Kurosawa (1910-1998), a partir das 21h.

Temas como ecologia, guerra, amor à vida, vida em sociedade, tecnologia, perda de tradições e morte integram o devaneio cinematográfico que ganhou as telas pela primeira vez em 1990.

Nos primeiros sonhos, o diretor aparece como criança encontrando o desconhecido por  raposas ou pessegueiros. Depois, temos ele adulto e em outro sonho é a própria natureza, na forma de tempestade de neve. No sonho “Corvos”, um personagem entra dentro da obra de Van Gogh, e conversa com o pintor.

As três exibições servem para abrir as atividades e exposições da Mostra “Japão Contemporâneo”, do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural (DPPC) da Secretaria Municipal de Cultura.

Mais

Programação

Hoje, 21h – “Sonhos”, de Akira Kurosawa / livre

26/2,  14h – “Aquiles e a Tartaruga”, de Takeshi Kitano / livre

26/2,  21h – “O Império dos Sentidos”, de Nagisa Oshima (classificação: 18 anos)

Já na sexta (26/02), começando às 14h, será a vez do filme “Aquiles e a Tartaruga”, de Takeshi Kitano, também de classificação livre.

Mais tarde, também sexta, tem “O Império dos Sentidos”, dirigido por Nagisa Oshima, às 21h (este, com classificação 18 anos e, atenção, cenas de sexo explícito).

É na sexta, aliás, que o público participa de bate papo com a professora Joedy Marins, debatendo as obras e as temáticas e reflexões que os filmes despertam.

Joedy é bacharel em artes plásticas pela Universidade Mackenzie, mestre pela Unesp e doutora pela USP com interesses em desenho e suas possibilidades sobre materiais para realizá-lo.

É, ainda, professora do Departamento de Artes da Unesp e líder do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Audiovisual na instituição.

Comentários

Comentários