Opinião

FELIZ ANIVERSÁRIO, MINHA FRÁGIl DEMOCRACIA

Benedito J. A. Falcão
| Tempo de leitura: 1 min
Ninguém se lembrou dela - nossa Constituição - em seu aniversário... São 28 anos da chamada Constituição Cidadã. E como foi difícil chegar até ela. Quantos sofreram nos anos de chumbo... Hoje a vemos relegada... O alicerce e marco do Estado Democrático de Direito, cultuado e respeitado em outras nações, aqui vive sob ameaça.
Como vimos recentemente, basta o erro deste ou daquele governante para querermos não substituí-lo, mas por fim às garantias de nossa Lei Maior. Ou será que estou inventando? Há poucos dias, no afã de derrubar Dilma do poder, muitos fecharam os olhos à democracia e apelaram pela volta da Ditadura Militar... Já não se tratava de substituir um mandatário, mas de mudarmos de regime. Abandonaríamos a democracia pela qual lutamos para nos jogarmos mais uma vez nos braços da ditadura. Pobre povo que teme as liberdades. Se nossa nação, como estado democrático, apresenta falhas, na ditadura elas igualmente ocorrem... A diferença é que nela não podemos protestar, sob pena de acabarmos numa cova rasa ou no fundo do mar.
Fica aqui aos ignorantes, que durante esse breve período de turbulência não puderam conter seu verdadeiro fetiche pelas fardas uma recomendação: se vocês não conhecem o que foi, procurem ler sobre esse período negro de nossa história. Temos livros ótimos, como '1968, o ano que não terminou' ou 'Brasil, Nunca Mais'. Quem sabe vocês entendam a importância de nossa democracia tupiniquim. Feliz aniversário minha, nossa Constituição...
 

Comentários

Comentários