| Aceituno Jr. |
![]() |
| Jorge Santos, Arildo Lima Jr., Ricardo Carrijo, Flávia Fregatti, Thyerre Vieira, Edílson Nogueira Marciano e João Lourenço dos Santos Neto fazem parte da Comissão Provisória |
O PSDB de Bauru será comandado, interinamente, por uma Comissão Provisória, a partir do próximo dia 20 de abril. A decisão atende determinação do Diretório Estadual e também Nacional, que exigiram a dissolução dos diretórios municipais nos locais em que a legenda não obteve nenhum cargo eletivo (prefeito, vice-prefeito ou vereador) no pleito do ano passado.
Bauru é uma das cidades que se enquadra nesta situação. O partido lançou o então vereador tucano Arildo Lima Jr. como vice de Raul Gonçalves Paula (PV), mas a chapa perdeu para o atual prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD). Os tucanos também não atingiram quociente para fazer uma cadeira no Legislativo - faltaram poucos votos.
Atualmente, o PSDB bauruense tem como presidente Gilson Rodrigues de Lima. Em seu lugar, assumem os sete integrantes da Comissão Provisória, que será presidida por Lima Jr., tendo Ricardo Carrijo como secretário e Thyerre Vieira como tesoureiro. Também são membros Flávia Fregatti, Jorge Santos, Edílson Nogueira Marciano e João Lourenço dos Santos Neto - este último é militante histórico e dono da ficha de número 1 do PSDB na cidade.
"A determinação partiu dos comandos estadual e nacional e, naturalmente, acatamos em Bauru também, a exemplo das demais cidades na mesma circunstância. Não é uma situação confortável para o PSDB, pois sempre tivemos diretório aqui. Vamos assumir por quatro meses", explica Lima Jr.
Revitalização
Inicialmente, a Comissão Provisória assume por quatro meses, que podem ser prorrogados por igual período duas vezes, totalizando um ano. Portanto, até abril de 2018, o PSDB deverá realizar processo de eleição para constituir novamente um Diretório Municipal. O novo presidente frisa que o trabalho da gestão cessante foi bom.
"O Gilson e a atual diretoria fizeram um bom trabalho. O partido está organizado, com as prestações de contas em dia. Infelizmente, não conseguimos eleger nenhum vereador, pela primeira vez, chegamos a ter quatro, cinco parlamentares de uma só vez em outras épocas. Acatamos a determinação do Diretório Estadual e vamos procurar iniciar um trabalho aqui", disse Lima Jr.
O secretário Ricardo Carrijo explica que algumas metas traçadas já foram iniciadas. "Primeiro é retomar a organicidade do partido, promovendo reuniões periódicas, com o debate e a presença de nossos filiados. Segundo ponto é aumentar a proatividade, já pensando nas eleições de 2018. Queremos somar forças com o PSDB de outros municípios da região para ter, pelo menos, um candidato a deputado estadual e outro a federal. E também ter uma referência de local, uma sede própria, desvinculada do escritório político do deputado estadual Pedro Tobias. Lá é um espaço que nos recebe muito bem, mas é necessário que o partido tenha seu próprio endereço", define.
A participação de jovens e das mulheres também será enfatizada. Segundo Thyerre Vieira, cerca de 15 jovens estão chegando para filiarem-se ao PSDB, enquanto Flávia Fregatti, que é vice-presidente na atual diretoria e fará parte da Comissão Provisória, ainda reitera estar trazendo mais mulheres para a sigla. Edílson Marciano diz que, mesmo com um grupo provisório, buscou-se a diversidade. "Temos pessoas de vários segmentos representadas. O PSDB ficou com uma pecha de partido de elite, mas não é uma realidade, temos em nossos quadros homens, mulheres, negros, pessoas com diferentes origens e profissões", frisa.
