Esportes

Artes marciais: Krav Magá

Bruno Freitas
| Tempo de leitura: 5 min

Samantha Ciuffa
Raimundo Maranguape e Márcio Alexandre Costa demonstram sequência de contragolpe e imobilização

O JC traz a oitava reportagem da série Artes Marciais, que conta, aos domingos, como evoluíram as modalidades de luta em Bauru nos últimos anos. E o tema desta edição é o krav magá, método comprovadamente eficaz de defesa pessoal, em ambientes de perigo extremo, seja no cotidiano do cidadão comum, mas principalmente em ambientes de guerra. De acordo com pesquisadores, o krav magá, que é um sistema que reúne técnicas de várias artes marciais, foi desenvolvido na década de 1940, por Emrich "Imi" Lichtenfeld, que foi um judeu-húngaro radicado em Israel, onde desenvolveu métodos contra agressões físicas, facas e armas de fogo. Em pouco tempo, o krav magá passou a ser desenvolvido pelas forças militares especiais israelenses e, a partir dali, ganhou o mundo, inclusive o Brasil, cujo polo central de uma das confederações é em Bauru.

O JC entrevistou um grande especialista no assunto, Raimundo Nonato de Abreu Moura, ou simplesmente Raimundo Maranguape, que leva o apelido da cidade onde nasceu e cresceu, no estado do Ceará. Ele escolheu viver em Bauru em 1989, onde foi pioneiro na modalidade, que começou a ser praticada por aqui, segundo ele, de forma confederada, a partir de 2005. Raimundo revelou à reportagem do JC que Bauru registra crescimento exponencial de praticantes e que a Cidade Sem Limites é capital nacional da Confederação Brasileira de Krav Magá Security (CBKMS), estilo que deixa as técnicas ainda mais específicas para profissionais da segurança civil, pública e particular, cuja sede fica na avenida Rodrigues Alves, no Centro, em frente à Câmara Municipal de Bauru.

Samantha Ciuffa
Maranguape neutraliza ataque e desequilibra "oponente"

Raimundo: "Maranguape, Israel e Bauru"

O jeito de ser, tipicamente nordestino, carismático e simples com as palavras, pode enganar, ou melhor, esconder a fera que pode contra-atacar a qualquer momento com potência e eficiência nos golpes, que são constantemente aperfeiçoados por ele em Israel, nas cidades de Massada, Netanya e Jerusalém, como foi em 2012, 2015 e para onde retornará em 2018. Aos 49 anos de idade, mas dedicando sua vida às artes marciais desde 1977, quando ainda era criança, Raimundo Maranguape foi graduado faixa preta 3 graus de krav magá, faixa preta 4º dan de caratê, sua primeira luta, e é faixa marrom de jiu-jítsu.

Raimundo Nonato deixou Maranguape e veio a Bauru pela primeira vez em 1986, para Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, onde lutou no caratê. Conheceu o krav magá ainda no século passado, no final dos anos 90, na cidade de São Paulo, com vários mestres que vieram de Israel para ensinar a luta, entre eles Airão, Alain Cohen e Avi. A partir dali, se apaixonou pela técnica, formou-se faixa preta e a trouxe para Bauru no início dos anos 2000, onde abriu a academia localizada na Rodrigues Alves.

"Sempre trabalhei na área de segurança e utilizo o krav magá para levar conhecimento aos profissionais da área, mas também para ensinar crianças carentes e mulheres, que hoje são meu principal público. A luta não é considerada esporte e não possui competições, até porque não há regras. Trata-se de um método de defesa contra agressões em situações extremas, ou seja, quando a sua vida está em risco e você só depende do seu conhecimento e habilidade para sobreviver", explica. Raimundo Maranguape destaca ainda que o krav magá reúne o que há de mais eficaz nas outras modalidades de luta, no que diz respeito a defesa e contra-ataque.

O professor destacou também que Bauru é o centro da Confederação Brasileira de Krav Magá Security, na qual ele é diretor, e daqui foi ampliando a prática em outras cidades. De acordo com ele, existem filiais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, Presidente Prudente, Botucatu, Lins, Marília, Arealva, Caraguatatuba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Gália, Garça, São Manuel, Mineiros do Tietê, Fortaleza (CE), Caçador (SC), Campo Grande (MS), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG), totalizando 1.200 praticantes filiados. "Hoje a CBKMS ensina pessoas comuns, mas também seguranças, agentes penitenciários e policiais civis e militares de vários cidades", frisa.

Ensinando mulheres e crianças de graça

Samantha Ciuffa
Raimundo Maranguape aplica técnica de desarme seguida por golpe em Marcio Alexandre Costa

Além das aulas na academia, Raimundo é responsável pela formação de vigilantes. "Hoje, ministro cursos no Sindicato dos Vigilantes, no Sindicato dos Agentes Penitenciários e no Sindicato do Comércio, além de ter um projeto social que desenvolvo com recursos próprios", ressalta Raimundo Maranguape. O projeto a qual ele se refere, que não conta com apoio da Semel mas recebe ajuda pontual de algumas pessoas simpatizantes pela causa, conta com aproximadamente 200 alunos, entre crianças e mulheres em situações de risco, no Residencial Eucalipto, moradia do Programa Minha Casa Minha Vida, no Núcleo Octávio Rasi. Por lá, Raimundo ministra treinamento gratuito às quintas e sexta-feiras, das 19h30 às 20h30.

"O krav magá está se expandindo muito devido à procura de pessoas assustadas com a escalada da violência no Interior. A procura aumentou muito nos últimos anos, sobretudo por mulheres, que confessam para a gente querer aprender a se defender de esposos e ex-maridos violentos", revela.

Existem outras escolas de krav magá em Bauru, principalmente dentro de academias de musculação e de outras modalidades de luta, estas filiadas a outras federações e confederações, mas que também tem proporcional responsabilidade pelo crescimento da luta no município.

Bauru recebe evento internacional

CBKMS promove nos dias 17, 18 e 19 de novembro o 1º Seminário Internacional de Krav Magá do Centro-Oeste Paulista, com instrutores da Federação Internacional de Krav Magá. O evento será na sede da CBKMS, na avenida Rodrigues Alves, 1-81, piso superior, em frente à Câmara Municipal, no Centro. Informações de inscrições pelos telefones 99177-5137 e 99754-9369.

Comentários

Comentários