Regional

Aposentado morre atropelado por pá carregadeira em rua de Lins

Bruno Freitas e Lilian Grasiela
| Tempo de leitura: 2 min

Fotos: J.Serafim
Após atropelar o aposentado de 71 anos, pá carregadeira atingiu a frente de duas residências

Aposentado de 71 anos morreu atingido por uma pá carregadeira na manhã desta sexta-feira (12) quando caminhava por uma rua no Residencial Florestan Fernandes, em Lins (102 quilômetros de Bauru). Na sequência, o veículo atingiu duas residências. O operador da máquina, de 64 anos, contou que o trator afogou, travando os sistemas de freio e direção, e que chegou a gritar para alertar a vítima, mas não conseguiu evitar o acidente.

O fato ocorreu por volta das 9h50, na avenida Deolinda Maria de Lima. Segundo o delegado plantonista Flávio Cella, a pá carregadeira pertence a uma empresa terceirizada que estava prestando serviço para a Prefeitura de Lins. O condutor do trator disse à polícia que o maquinário estava com a pá levantada, com a frente voltada para trecho de declive, quando, por razões a serem apuradas, parou de funcionar.

"Quando ele afoga, ele me falou - e nós vamos checar isso - que não funciona mais nada", conta. Além do sistema de freios, o operador explicou que o sistema de direção também travou. "O veículo começou a descer e ele não conseguia ligá-lo para poder pará-lo. A máquina começou a derivar para o lado direito e a se aproximar da calçada onde havia um senhor, que estava descendo a rua de costas", diz.

De acordo com o delegado, o tratorista afirma que chegou a gritar para tentar alertar o pedestre, mas não conseguiu evitar o acidente. Após atropelar o aposentado, identificado como Luis di Saia, a pá carregadeira atingiu duas residências. Uma delas teve portão e parte do muro destruídos. A vítima morreu no local. Em estado de choque, o operador da máquina teve que ser encaminhado a um hospital para ser medicado.

INVESTIGAÇÃO

Cella revela que o caso foi registrado como homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) na direção de veículo automotor. Segundo ele, um inquérito será instaurado mas, preliminarmente, tudo indica que o acidente foi causado por falha mecânica. "Nós fizemos os exames de sangue e toxicológico no condutor do trator e vamos aguardar os resultados também da perícia no local e na máquina", afirma.

O corpo do aposentado será sepultado neste sábado (13), às 11h, no Cemitério da Saudade, em Lins. A Prefeitura de Lins informou por meio da assessoria de imprensa que tem contrato com a empresa dona da máquina, mas que, até a tarde dessa sexta-feira (12), não sabia se, no horário em que o fato ocorreu, ela estava prestando serviço para o município. O JC telefonou para a empresa, mas ninguém quis se manifestar.

Comentários

Comentários