Na minha humilde opinião, poderia ser abolido do calendário. Muitos dirão que é radicalismo, que as pessoas têm o direito de se divertirem, que as agremiações carnavalescas são formadas em comunidades e muitas realizam trabalhos sociais etc etc etc. Tudo bem, realmente pode ser verdade, mas a "bagunça" no geral, com toda certeza, não agrada a Deus e o sentimento que muito gente nutre, pensamentos alarmantes do tipo "nesses 4 dias ninguém é ninguém", "nesses 4 dias é tudo permitido", "nesses 4 dias o que vale é ser feliz", como se ser feliz significasse beber até cair, se drogar, se prostituir gratuitamente, isso é na verdade deprimente, vergonhoso, um verdadeiro absurdo.
Já mencionei em outros comentários sobre o tema que é um período onde aumentam os índices de transmissão de DST, principalmente a AIDS, gravidez "indesejada", que muitas vezes gera assassinato cometido contra um indefeso que não pode se defender e nem tem culpa de ter sido gerado na esbórnia, o número de traições e conseqüentemente casamentos defeitos. Em muitos clubes, salões, até mesmo nas ruas de madrugada, muitos agem como em Sodoma e Gomorra. É realmente lamentável. Muita gente também, diga-se de passagem aproveita o feriado para atividades mais "decentes", tipo ir a praia com a família, acampar e outros tantos cristãos, e nesse caso graças ao maravilhoso e Misericordioso Deus o número dos que participam de retiros espirituais vem aumentando ano a ano, e dedicam esses 4 dias ao Senhor dos Exércitos, ao Pai, ao Criador.
Eu sou católico, muitos já sabem, e gostaria também de comentar sobre essa relação católicos x carnaval, porque muitos que criticam o catolicismo aproveitam esse período para declarar aos quatro ventos que os católicos caem na esbórnia esses 4 dias e depois usam a quarta-feira de cinzas e a quaresma para se redimir, ou seja, pecam bastante durante o carnaval e depois se penitenciam. É tão ridículo isso que não mereceria nem comentários, mas vamos lá, não tem nada a ver.
A Igreja que mais realiza retiros nesta época é a nossa, em Bauru mesmo temos várias opções, a Igreja Católica, única fundada pelo próprio Cristo se preocupa muito com o comportamento das pessoas em geral, não só os católicos, porque somos todos irmãos e filhos do mesmo Deus, por isso nós, católicos, não fazemos distinção, quando oramos, fazemos retiros, intenções, estamos fazendo por todos, católicos ou não, amamos todos igualmente.
Sobre a quarta-feira de cinzas, para os que não sabem, ela marca o início da quaresma, e a quaresma, ao contrário do que se prega, não é penitência pelos pecados cometidos no carnaval, a quaresma é um período de reflexão, exame de consciência, reaproximação de Deus e seus ensinamentos e principalmente preparação para a festa mais importante de nossa Igreja, a Páscoa, a Celebração da vida sobre a morte, a Celebração da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a prática de deixar sempre viva e vibrante em cada coração que tudo que Jesus sofreu desde o monte das oliveiras até a morte na cruz foi por nossos pecados, falhas, erros e omissões, e ao vencer a morte e ressuscitar, deu a cada um de nós a possibilidade de uma vida nova, feliz, realizada, plena e abençoada, ao Seu lado e sob a Sua proteção.
Resumindo, o Carnaval é pernicioso, seduz, se fantasia de alegria e festa, mas é uma armadilha que pega muita gente, que destrói muitas vidas e fere muitos corações. Oremos a Deus que cada vez mais as pessoas se distanciem dessa "festa" e busquem a todo momento uma intimidade maior com Deus.
Costumo dizer muitas vezes e repito, ainda temos um mundo para viver e acordamos todos os dias com o Dom da Vida renovado única e exclusivamente pela misericórdia de Deus, porque se fosse depender de nosso merecimento...
Que Deus nos abençoe a todos.