Cultura

O criador sem apego a "Brincos"

Nélson Gonçalves
| Tempo de leitura: 4 min

Mirele Ribeiro/Sesc Bauru
Amauri Falabella é autor de ‘Brincos’, canção que cativou público de festival

Ele é o criador da música que encantou o júri popular no último festival de música transmitido em escala nacional, o Festival da Música Brasileira da Rede Globo, no ano 2000, com a canção "Brincos". A música foi defendida por Lula Barbosa, compositor e intérprete com quem a canção de Falabella ganhou reconhecimento em todo o País. Mas Amauri Falabella, o criador, diz, sem cerimônia, que não vê problema em ver sua obra ser conhecida através de outras vozes. Ao contrário, ele é adepto dos compositores que veem as canções nascerem e ganharem asas, para qualquer canto ou voz.

No último final de semana, Amauri veio ao Sesc Bauru e desfilou seu repertório trazendo ao colo um violão e uma viola. Aliás, "Violeiro urbano" é o nome de um dos discos do brasileiro criado na grande cidade, em Guarulhos (SP), que mantém o distinto hábito de pontear cercado de arranha-céus.

"É uma coisa muito complexa a questão da autoria. A gente fica feliz de ver a canção voar. Vou ser muito sincero, não tenho apego a isso. Você faz uma canção como um filho. Ele nasce e você tem de deixar ele correr o mundo. Não são todos os intérpretes que mencionam o nome do autor, nem as rádios e nem a Internet. Em geral, sai o nome do intérprete. Mas eu quero mesmo é que se dane isso, no bom sentido. Deixa ela voar. O intérprete é a asa da canção", comenta, em referência a "Brincos".

Ele reconhece que, como criador, o prejuízo é certo. "O sistema de distribuição do direito autoral não é justo. Isso é o certo. Eu vou ao sistema e várias vezes não tem nada. Não sei como eles fazem a fiscalização. O autor perde em execuções por falhas na fiscalização. Isso é fato", aborda.

QUASE

Amauri conta que ia defender "Brincos" no Festival da Globo. "Eu não estava ativo como hoje, não vivia de música. Eu tinha um trabalho paralelo. Hoje eu consigo levar a vida só com a música. Mas por um bom tempo, com filho pequeno, eu tive de dividir o tempo. Eu mesmo falei com o produtor e falamos de chamar um intérprete. E eu sempre fui muito fã da voz do Lula Barbosa. E acho que tudo aconteceu como devia acontecer. Ele foi fantástico e a canção ficou consagrada", comenta Falabella.

Sobre festivais, Amauri Falabella disse que não gosta de participar. "É uma coisa minha, emocional, não gosto de participar. Porque não gosto de chegar e cantar uma música só. Gosto de mostrar as variantes de meu trabalho. Mas acho os festivais um caminho maravilhoso. E acompanho a realização de festivais com níveis altíssimos. Muita criação de nível aparece nestes festivais. A TV comercial é quem não quis mais dar atenção para festivais. Uma pena", opina.

Com mais um CD em gestação, Amauri disse que vai não só apostar na rede social como está pensando em não lançar CD físico.

"Eu estou propenso a apostar tudo em vídeo, em áudios, em plataformas streaming. Antes a gente tinha que correr o trecho. Agora o mundo virtual leva sua canção para o mundo em minutos. Eu mesmo ouço muita música no celular. Ou você se enquadra na moldura ou você vai pro além, você some. Pensei em não prensar mais CD físico, ou prensar só uma quantia limitada", cita.

Você sabia?

‘Brincos’, de Amauri Falabella, foi escolhida a música preferida do público no Festival da Música Brasileira da TV Globo, disputado em São Paulo após escolha de 24 mil canções no ano 2000.

Confira a letra

"Brincos"

De: Amauri Falabella

Quando eu visitei as estrelas

Eu cruzei mil cometas

Milhares de luas

Eu vi um ponto claro,

Vários outros pontos claros.

Lembrei do par de brincos

Do meu amor

Eu só visitei as estrelas

Pra te encantar

Eu só visitei as estrelas

Pra te contar

Como era lindo o teu olhar

Visto de lá

Quando eu visitei as sereias

Vi no fundo das águas

Riquezas infindas

Vi o balé das algas

Belos corais e pérolas

Lembrei do par de brincos

Do meu amor

Eu só visitei as estrelas

Pra te cantar

Eu só visitei as sereias

Pra te enciumar

Como era lindo o teu olhar

E em si o mar

Mas ela não quer , ela não quer, ela não quer voar

Eu por minha vez

Também não quero mais

Nem céu nem mar

Eu por minha vez também não quero

Ah! eu não quero mais

Ouça a música no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=DwX6HKnqYxw

Site do compositor: https://www.amaurifalabella.com.br

Comentários

Comentários