Com a mensagem "Pra quem fica, tchau!", o jornal Comarca de Garça, fundado em maio de 1935, anunciou aos leitores na edição impressa de quarta-feira (28) a suspensão de sua circulação. Durante o mês de março, seu escritório ficará aberto em horário comercial.
Segundo o editor responsável pelo jornal, Antônio Augusto Ávila Castro, o fechamento se deve à desistência de alguns dos principais colaboradores em continuar participando da edição diária.
"Diante desse quadro e, na impossibilidade de encontrar interessados em assumir a direção da empresa editora, vimo-nos na contingência de programar o encerramento das atividades após 12.193 edições já publicadas ao longo de 82 anos, 9 meses e 15 dias", explica.
Ele conta que, por se tratar de um órgão de imprensa tradicional em Garça, a notícia causou grande comoção entre o público leitor, traduzida por inúmeras mensagens de solidariedade e de agradecimento enviadas ao jornal.
"Ao longo desses 82 anos, a 'Comarca de Garça' contribuiu para escrever a história da cidade. E é, seguramente, o mais valioso instrumento de consulta para pesquisas históricas de Garça", declara.
De acordo com Castro, com o encerramento da edição impressa, a página do jornal na Internet também será finalizada. "Aliás, o jornal foi um dos pioneiros da região em manter uma edição eletrônica, que teve início em 1999", lembra.