Geral

Festival traz Mercado de Peixe hoje


| Tempo de leitura: 3 min

Cosmo Roncon Junior
Mercado: Fabiano Alcântara, Julinho Madureira, Emerson Vanderlei, Ricardo Polettini, Paulo Pires e Fernando TRZ; ao lado, símbolo do festival

Conhecido por aproximar o caipira da cultura pop, o Mercado de Peixe surgiu em 1996, em Bauru, e segue experimentando as fusões envolvendo cultura popular, africanismos, brasilidades e latinidades. É nesta batida que a banda se apresenta no Parque Vitória Régia, neste domingo, no último dia do Festival Quilombo Groove 3 - Revanche.

Desde dia 3, o festival promove vários shows gratuitos com apresentações de grupos de viola, samba de bumbo, DJs e rappers.

A proposta é misturar ritmos num verdadeiro quilombo onde a diversidade e o respeito pela cultura do outro se traduzem como respostas às questões como intolerância, preconceito, xenofobia entre outras mazelas deste momento histórico.

Neste espírito, o Mercado de Peixe quer celebrar a amizade. "Reunir a galera será marcante. Acreditamos que esta energia possa contagiar o público e que seja eletrizante. Vamos fazer uma grande festa", afirma Fabiano Alcântara, baixista e um dos letristas da banda, função dividida por quase todos os integrantes.

Em seu trabalho mais recente, "Água da Faca" (2015), a banda propôs sonoridades que remetem a narrativas contemporâneas - como a música dos tuaregues, o kwaito, da África do Sul, e a cúmbia psicodélica.

Esta última cumpre papel conceitual, funcionando como conexão com os Caminhos do Peabiru, rotas que ligavam o Brasil ao Peru.

O Mercado de Peixe se apresenta às 19h com sua formação clássica. Assim, Emerson G. Vanderlei (percussão), Fabiano Alcântara (baixo), Fernando TRZ (synths), Juninho Madureira (vocal), Ricardo Polettini (guitarra, viola) e Paulo Pires (bateria, beats) recebem, no palco bauruense, os ex-integrantes Junião (percussão) e Ricardo Fela (vocal).

'LIQUIDIFICADOR'

As atrações do último dia do Quilombo Groove começam às 16h, quando os rappers Betin MC, MC Dentão da Rima irão duelar com os violeiros Humberto e Juliano. Na sequência, haverá o show da banda Cerveza de Litro, que vai animar a galera com seu som de moda de viola, misturado com subgêneros do rock, como o punk e a surf music.

Com espírito de diversão, misturam português com portunhol, inglês e um sotaque interiorano, sobre bases que em seu radical partem da música caipira, mas que acabam sofrendo crossover com guitarras distorcidas e bateria acelerada.

Às 18h, o grupo Urucungos, composto por 33 integrantes, traz no repertorio danças como o Coco de Alagoas, Boi Bumba e Maracatu de Pernambuco, Jongo Mineiro e Fluminense, Samba Lenço e o de Samba de Bumbo Campineiro do ciclo Rural Paulista e o Samba de Roda.

Depois do Mercado de Peixe, Alfredo Bello (conhecido como DJ Tudo) fecha o evento. Ele apresenta seu trabalho "DJ Tudo e Sua Gente de Todo Lugar". Junta pesquisas da cultura brasileira, produção musical e experiência como instrumentista. Desde 2008 lançou seis discos, tendo tocado como DJ, com banda e palestrante de cultura por 30 países.

Ganhou em 2016 o 27º Prêmio da Música Brasileira, melhor álbum eletrônico com o disco "Gaia Musica vol 1" em 2016 lançou o compacto "Pra Iemanjá" e em setembro de 2007 lançou o "Gaia Musica Vol. 2" que une Brasil e Marrocos.

O projeto Quilombo Groove 3 - Revanche tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC 2017), da Secretaria de Estado da Cultura, e da Prefeitura de Bauru através da Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO

Quilombo Groove 3 - Revanche começa às 16h, no Parque Vitória Régia. O evento é gratuito

PROGRAME-SE

16h - Betin MC MC Dentão da Rima vs Humberto & Juliano

17h - Cerveza de Litro

18h - Urucungus

19h - Mercado de Peixe

20h - DJ Tudo e Sua Gente de Todo Lugar

Comentários

Comentários