Geral

Filme sobre as origens de Bauru ganha exibição hoje


| Tempo de leitura: 1 min

O curta-metragem "Relógios Adiantados" será exibido nesta segunda-feira (14), às 19h, no Espaço Casulo - rua São Sebastião, q-1, ao lado do número 1-96, no Jardim da Grama. O evento é gratuito.

A iniciativa faz parte de uma pesquisa que vem sendo realizada com crianças, jovens e adultos, participantes do Ponto de Cultura Gente Legal, do Grupo Ato, que este ano se aprofunda na história da cidade.

Já colaboram com esta pesquisa professora Márcia Nava Sobreira, professor João Francisco Tidei de Lima, Irineu Njea Terena, além de publicações, como o livro “A Violência na História de Bauru”, de Irineu Azevedo Bastos.

“Relógios Adiantados” é o primeiro curta-metragem sobre história da fundação de Bauru. É uma ficção baseada nos relatos históricos.

Pouca gente sabe que Bauru teve início como uma vila subordinada ao município de Espírito Santo da Fortaleza. O detalhe curioso é que em 1896, após um período eleitoral marcado por disputas judiciais e ameaças, um grupo de políticos bauruenses conquistou a maioria das vagas da Câmara da cidade.

A partir daí a mudança da sede do município para a região que conhecemos hoje foi cuidadosamente planejada pelos políticos da época.

O elenco é composto por atores bauruenses e as filmagens foram realizadas em uma fazenda histórica localizada na cidade de Agudos.

A obra foi financiada pelo Programa de Estímulo à Cultura da Prefeitura Municipal de Bauru. Mais informações: (14) 9 9151-2879.

Ficha técnica

“Relógios Adiantados – O fim de Espírito Santo da Fortaleza”

Coordenação e roteiro: Paulo Eduardo Tonon

Direção e edição: Felipe Cavaca

Elenco: Marco Giafferi, Walace Brassero, Vitor Ac, Límerson Morales, Victor Horne e Eduardo Pachioni

Classificação: Livre

Duração: 11 minutos

Comentários

Comentários